Os que não são fãs de programação, acham que saber o que é o ChatGPT, pode ser algo complexo e complicado, mas na verdade não é bem assim. Esse formato de chat, já está presente na vida de várias pessoas. Vamos ver sobre ele abaixo.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um modelo de linguagem treinado com uma variedade de assuntos. Ainda em sua fase inicial, ele consegue gerar textos escritos de forma natural e coerente.
Com ele é possível que futuramente ele possa inclusive usar microfone e alto-falante para se comunicar, como uma evolução do que entendemos de assistentes virtuais.
Por isso, atualmente, é uma ferramenta usada em aplicações que envolvem texto escrito. Como, por exemplo, aplicativos de escrita automatizada, assistentes virtuais, ferramentas de análise de dados, programação e chatbot.
- Modo de voz avançado do ChatGPT agora disponível para PCs e Macs
- Perplexity Lança App Nativo para macOS com Busca AI
- Novo Modelo de IA da Anthropic Controla Seu PC
Lembrando que o chatbot é uma robô de conversa. Atualmente, grande parte das varejistas usam esta ferramenta em seu atendimento.
Para quem conversou com um desses chatbots sabe que eles são bem limitados. Geralmente, se você tem um questionamento que fuja do script do robô, você não consegue resposta.
Agora que você entendeu o que é o ChatGPT, será que ele é um chatbot convencional? Bem, com o ChatGPT você tem uma experiência de diálogo. Mas, no caso de um chatbot baseado em inteligência artificial, é quase impossível pensar em um limite para as respostas que ele pode dar.
Por exemplo, em um teste com a ferramenta, ela obedeceu quando recebeu o comando para escrever uma história sobre um amor não correspondido com até 200 palavras. E, mais assustador, criou duas histórias diferentes com outros comandos.
Ou seja, professores e outros profissionais que usam o texto como parte de avaliação estão sob pressão, porque certamente teremos alunos recorrendo ao ChatGPT para copiar respostas de seus trabalhos.
Agora que você entendeu, o que é o ChatGPT, vamos entender um pouco mais da ferramenta. Para criar seus textos de forma autônoma, ele utiliza técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Uma das técnicas usadas é chamada “ajuste fino” (ou fine-tuning, em inglês). A ideia é habilitar o modelo para que ele consiga prever quais serão as palavras seguintes com base nas palavras já geradas.
O modelo é alimentado com exemplos de texto e aprende a fazer previsões da próxima palavra dentro de um conjunto inicial de palavras.
A partir daí, as previsões do modelo são comparadas com as palavras seguintes reais do texto original. Essa diferença é usada para atualizar os pesos do modelo e, por fim, fazê-lo de aproximar cada vez mais das respostas corretas.
Esse algoritmo permite que o modelo preste atenção, ao mesmo tempo, a diferentes partes do texto escrito por você. Isto é, seu comando não é lido sequencialmente, palavra por palavra. Lembrando que ele tem algumas limitações que são:
- Ele pode ocasionalmente gerar informação incorreta
- Ele pode ocasionalmente produzir instruções prejudiciais ou conteúdo enviesado
- Tem conhecimento limitado sobre o mundo e eventos ocorridos depois de 2021
Agora que você entendeu o que é o ChatGPT, veja abaixo como usar ele.
- Acesse o site do ChatGPT no seu navegador.
- Atualmente, o serviço é gratuito, mas você precisa realizar o login com um usuário e senha. Se preferir, pode sincronizar o chat com sua conta Google ou Microsoft.
- Escreva no campo de chat (sinalizado em vermelho) o seu comando ou pergunta – pode ser em português mesmo.
- No menu da esquerda, você pode criar uma nova conversa (“New Chat”) ou selecionar um papo anterior. Assim, não mistura seus assuntos.
Diga para nós, você conseguiu entender o que é o ChatGPT? Teve dúvidas ou dificuldades no processo? Diga para nós nos comentários abaixo.