O que fazer (e não fazer) se você molhar seu telefone Android

Avatar de André Luiz
26/11/2020 às 13:30 | Atualizado há 4 anos
O que fazer (e não fazer) se você molhar seu telefone Android 1
Outros destaques

Você já teve a infelicidade de deixar cair seu telefone Android em uma poça, piscina ou pior ainda, no banheiro? Em um ponto ou outro, qualquer número de usuários de smartphones se encontrará nesta situação, escavando freneticamente seu dispositivo móvel para fora da água.

Além do grito inicial e do pânico, a maioria das pessoas não tem certeza de quais medidas tomar na esperança de salvar seu telefone. O primeiro passo é não presumir que tudo está perdido. Provavelmente, você pode reativar seu telefone e trazê-lo de volta a um estado de utilidade implementando algumas dicas e exercitando um pouco de paciência.

No entanto, existem certas ações consideradas uma grande proibição e têm o potencial de danificar ainda mais o seu Android. Aqui estão os prós e os contras. Observação: a resistência à água dos dispositivos móveis varia de acordo com o fabricante, modelo e idade.

Lave seu Android

Sim, você ouviu isso corretamente. Se o seu pobre Android encontrou o caminho para a água salgada, como o oceano, é recomendável lavá-lo rapidamente com água corrente limpa.

Esta etapa removerá qualquer sal, que é altamente corrosivo, de seu dispositivo móvel. Embora seja necessário enxaguar o Android, isso não significa que você mergulhe o telefone na água.

Relacionado: o tempo frio pode arruinar seu telefone

Abra seu Android e espalhe-o

Depois de resgatar seu Android de qualquer fonte de água em que ele estava, esforços imediatos devem ser feitos, incluindo desligar o dispositivo e remover a tampa e a bateria (se removível). Essas etapas ajudarão a drenar a água e expor o máximo possível do seu telefone ao ar. Se você não consegue remova a bateria, é recomendável que você deite o telefone na horizontal.

Desista do arroz

O que fazer (e não fazer) se você molhar seu telefone Android 2

Mesmo que essa dica tenha circulado ao longo dos anos, usar arroz ou flocos de batata instantânea (não pergunte) como um agente de secagem não é a resposta para consertar seu Android molhado. Além de pular o arroz, evite usar micro-ondas, secador de cabelo e forno (sim, já tentaram).

Um método melhor para ajudar a secar seu smartphone é colocá-lo sobre uma camada de toalhas de papel dentro de um recipiente junto com um agente secante, como pacotes de sílica gel, encontrados na embalagem de novos eletrônicos ou sapatos, ou cloreto de cálcio, comumente conhecido como Damp Rid.

Se estiver usando Damp Rid, coloque o pó em um prato aberto menor antes de definir dentro do recipiente com o telefone. Depois de colocar tudo no recipiente que contém seu dispositivo móvel, feche com uma tampa para evitar que o agente de secagem retire a umidade extra do ar de fora do recipiente.

Tenha paciência

Depois de seguir essas etapas, tudo o que você pode fazer agora é dar ao seu Android as 48 horas sugeridas para secar. Evite ligar o telefone ou sacudir o dispositivo durante este período. Se necessário, após as primeiras 24 horas, coloque o telefone na posição vertical para evitar que a água restante seja drenada da porta USB.

Proteger contra danos futuros

Se você aprendeu alguma coisa com o mergulho do seu telefone, é que não quer experimentar a mesma situação novamente.

Além de manter seu telefone longe de qualquer fonte de água, a melhor abordagem para proteger seu dispositivo móvel de ser danificado perto da água é comprar uma ótima capa. Toque ou clique aqui para obter as melhores opções de capa para iPhone e Android.

Embora não haja garantias de que o item acima salvará seu telefone, essas etapas darão ao seu Android a melhor chance de sobreviver ao mergulho. Se o seu telefone não funcionar mais, existem algumas opções de bom orçamento por aí. Toque ou clique aqui para obter os melhores smartphones abaixo de $ 400.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ