Quais os formatos de vídeo mais populares na internet?

Não sabe qual formato de vídeo usar? Confiram nossa lista com os formatos mais aceitos e usados nas plataformas de vídeos da internet
Avatar de André Luiz
25/04/2022 às 11:01 | Atualizado há 2 anos
Quais os formatos de vídeo mais populares na internet? 1

Existem diversos formatos de vídeos disponíveis no mercado. Você possivelmente encontrará alguns desses formatos quando estiver procurando o vídeo de sua preferência. Independentemente do objetivo que você tem ao baixar o arquivo de vídeo que você deseja, é essencial conhecer os formatos mais populares para esse tipo de mídia.

Afinal, cada formato pode ser aberto em diferentes programas. Porém, alguns softwares não conseguem abrir formatos específicos. Isso, por sua vez, pode comprometer a sua experiência com arquivos de vídeo. Portanto, nós vamos explicar alguns dos formatos de vídeo mais populares.

Audio Video Interleave

O Audio Video Interleave, popularmente conhecido como AVI, foi um tipo de arquivo lançado pela Microsoft em 10 de novembro de 1992. Arquivos nesse tipo de extensão costumam oferecer áudios e vídeos de alta qualidade. A principal motivação para que os desenvolvedores criassem esse formato foi criar um algoritmo de compressão que não comprometesse a qualidade do vídeo comprimido.

Com o tempo, o AVI foi se tornando cada vez mais popular. E softwares de leitura de vídeos começaram a adaptar os seus sistemas para que eles lessem esse formato. Atualmente, é comum encontrar diferentes programas de leitura de vídeos que aceitem arquivos no formato AVI.

MOV

O segundo formato de vídeo bem popular é o MOV. Essa extensão de arquivos de mídia foi criada pela Apple em 1º de dezembro de 1991. Entretanto, ela só se tornou pública de verdade em 1º de março de 2001. O principal objetivo desse tipo de arquivo é suportar arquivos de mídia em dispositivos que usem o QuickTime.

Trocando em miúdos, o MOV é um vídeo no formato MPEG4. Muitas pessoas tentam descobrir como converter MOV para MP4 devido ao tamanho dos arquivos MOV. Como as mídias que geralmente estão nesse formato armazenam muitas informações, o tamanho desse tipo de arquivo costuma ser bem grande. Dentre as mídias que podem ser armazenadas em arquivos .mov estão filmes, séries, clipes curtos, entre outros tipos de mídia.

MP4

O MPEG-4, popularmente conhecido como MP4, é um formato de arquivo que pode ser usado para diversos tipos de mídia, incluindo vídeos. Esse formato foi criado pela International Organization for Standardization e lançado oficialmente no mercado em outubro de 2001. Apesar de ser muito conhecido pelos MP4 players, ele é um dos formatos que mais se adapta aos diferentes softwares.

O MP4 pode ser visualizado em diferentes sistemas operacionais, como Windows ou Mac, bem como em dispositivos móveis. A sua adaptabilidade é um dos seus principais diferenciais. Além disso, o seu tamanho costuma ser menor do que outros formatos que apresentam a mesma mídia.

Matroska Video

O Matroska Video, também conhecido como MKV, assim como o MP4, também se adapta muito bem aos mais diferentes players de mídia. Esse formato foi criado na Rússia em 6 de dezembro de 2022 por Lasse Karkkainen. E o seu principal diferencial consiste em ele se adaptar muito bem aos softwares que leem arquivos de vídeo.

O MKV é conhecido por ser um formato universal para armazenar diferentes tipos de mídia. Dentre os arquivos que essa extensão costuma disponibilizar estão filmes, séries de televisão, entre outros. Diferentemente de formatos como o AVI, por exemplo, o MKV é de código aberto, o que facilita o seu uso por especialistas da área de vídeo, por exemplo.

Flash Video

Codificados em MP3, o Flash Video, popularmente conhecido como extensão .flv,foi criado em 10 de setembro de 2003. Esse formato foi desenvolvido pela Adobe Systems. Bem como o MKV e AVI, o FLV tem como objetivo apresentar arquivos com conteúdo de shows, filmes, séries, entre outros.

 

O FLV costuma estar disponível online para usuários do Adobe Flash Player. Ao longo do tempo, o FLV foi alterado para F4V. Em 2007, a Adobe focou em estender o uso do Flash Video para que ele pudesse suportar mídias no formato ISO, muito popular em DVDs com diferentes arquivos de mídia.

Use o melhor arquivo para você

Ao optar pelos diferentes arquivos de vídeo que estão disponíveis, é essencial que você conheça todas as opções que você pode testar. Algumas extensões são mais voltadas para a qualidade da mídia. Enquanto outras visam apenas disponibilizar arquivos de vídeo de tamanho reduzido, facilitando a transmissão de documentos entre diferentes pessoas.

Existem diversos conversores de vídeo online que permitem que você converta de um formato de vídeo para outro. Dessa maneira, você pode adaptar o vídeo que você tem para o objetivo que você deseja. Porém, é essencial que você use um software confiável para fazer a conversão.

SUGESTÕES PARA VOCÊ