O aplicativo do iPhone conhecido como iMessage é um serviço de mensagens que grande parte dos usuários de dispositivos Apple sabem bem como funciona. O aplicativo é uma boa opção para quem busca economizar no envio de mensagens com os dados móveis da operadora.
- 7 melhores apps para turbinar o iMessage do iOS
- Como enviar Pew Pew e outras mensagens animadas no iPhone
Qual é a diferença entre iMessage e SMS no iPhone?
Inicialmente quando você compara os dois aplicativos lado a lado você notará que ambos possuem uma coloração diferente, onde o iMessage utiliza um fundo azul e o SMS fundo verde em todas as mensagens. Ainda assim, existem outras diferenças entre os aplicativos que exploraremos ainda mais a fundo.
O aplicativo de mensagens SMS é nativo de todos os dispositivos da Apple bem como iMessage, mas enquanto o primeiro pode ser usado para enviar mensagens a qualquer usuário de iPhone e Android, o aplicativo da Apple é exclusivo para envio de mensagens para dispositivos da empresa.
Para enviar uma mensagem de texto SMS você precisa de um chip de uma operadora com crédito para enviar mensagens, bem como qualquer outro dispositivo móvel. Você até pode enviar outros arquivos de mídia por SMS, mas o envio é um tanto demorado e corre o risco de a outra pessoa nem receber ou perceber que recebeu tal mensagem.
- Como ativar e usar iMessage
- 7 dicas e truques do iMessage da Apple
- Enviar mensagens do WhatsApp para o Telegram pode virar realidade
Entretanto, o iMessage é um serviço de mensagens integrado da Apple que pode ser utilizado apenas com uma conexão wi-fi e tem a liberdade de enviar mensagens, imagens, vídeos, áudios e realizar uma chamada de vídeo com todos os contatos que possuam a aplicação no iPhone.
Além disso o aplicativo oferece uma grande liberdade de uso de caracteres no app, não limitando os usuários no número de mensagens que podem ser enviadas para outros contatos. O SMS, no entanto, tem a limitação de caracteres que podem ser influenciadas pela operadora.
Uma outra coisa que torna o aplicativo ainda mais interessante para os usuários é sua segurança, já que o aplicativo possui um sistema de criptografia muito semelhante aos aplicativos de mensagens instantâneas WhatsApp. Isso significa que as mensagens enviadas no app são totalmente seguras de interferências externas, enquanto os SMS não possuem essa segurança.
Outra coisa interessante sobre o aplicativo também é a possibilidade de recuperar as suas mensagens desde que você tenha configurado o seu dispositivo para a recuperação. Ou seja, ao formatar ou resetar o aparelho as suas mensagens no aplicativo retornaram imediatamente após o login no iCloud.
Como obter o iMessage
Depois de tantas explicações sobre a diferença entre os aplicativos, chegou a hora de você utilizar o aplicativo da Apple em seu celular e começar a enviar mensagens gratuitas para os seus contatos que possuem iPhone. A opção está nativamente desativada em seu iPhone, mas seguindo os processos abaixo você conseguirá o ativar.
- Primeiro, acesse o aplicativo de “Ajustes” do seu iPhone para mudarmos as configurações que liberará o uso do aplicativo.
- Agora, toque em “Mensagem” e faça login com seu e-mail e senha da plataforma iCloud em seguida.
- Toque sobre a opção “iMessage” de modo a ativar o interruptor que se encontra ao seu lado direito.
- Em seguida, toque em “Enviar e receber” ainda nas opções de “Ajustes”> “Mensagem”.
E isso é tudo que deve ser feito para ativar o aplicativo de mensagens instantâneas da Apple. O aplicativo é simples de usar e gratuito, mas você deve verificar a disponibilidade do mesmo para o seu dispositivo móvel iPhone, verifique também se está com a última atualização do iOS para que não ocorra erros no aplicativo.
Para mais informações e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo que separamos especialmente para você.