Um dos assuntos mais comentados recentemente foi o metaverso, a tecnologia quer ser uma das mais populares no futuro. Antes dessa tecnologia crescer, é importante conhecermos qual o metaverso do Facebook? O Horizon Worlds.
- Facebook tem queda de usuários pela primeira vez na história
- O que é Metaverso, realidade que o Facebook aposta?
Qual o metaverso do Facebook?
O Horizon Worlds é a plataforma social em realidade virtual do Facebook, ou seja o famoso metaverso. Aberto exclusivamente para usuários com mais de 18 anos e residentes dos Estados Unidos e Canadá, o universo virtual é acessível apenas em aparelhos Meta Quest 1 e Quest 2.
O Horizon Worlds ainda não é exatamente o que Mark Zuckerberg apresentou em outubro como metaverso, mas chega perto. A plataforma permite que os usuários se encontrem em um ambiente virtual único e que se expande.
Ele permite experiências de jogos multiplayer com conceitos comuns, como de jogos famosos como Roblox, ao mesmo tempo que conta com toda a imersão da realidade virtual.
- Meta AI chega no WhatsAp, Instagram e Facebook: veja como usar
- O que é Hashtag? veja o que significa e como usar #
- O que é o Metaverso do Facebook? Entenda de uma vez por todas
A plataforma apareceu pela primeira vez em 2019, e desde seu anúncio ela esteve em estágio de beta fechado, em que somente alguns convidados poderiam participar. No começo o ambiente estava sem muitos detalhes e dependia da criação dos próprios usuários.
Porém, com o tempo o serviço evoluiu, e depois de todas as atualizações a plataforma focou mais no apelo social. O grande foco do Horizon Worlds é a liberdade para criar experiências e conteúdos novos. Nela os usuários tem acesso a ferramentas básicas de edição de código para modificar muitas coisas.
Dentre as modificações é possível alterar objetos e elementos do mundo virtual. As mudanças acontecem através de blocos, ou seja o processo é bem acessível e fácil para quem tem familiaridade com tecnologia. Em seu ambiente teste, os blocos possuem certas limitações.
Porém, futuramente os limites vão acabar e a interação com os blocos será muito maior, conforme informou o vice-presidente do Horizon Vivek Sharma. A companhia também pretende permitir que esses scripts sejam criados pela própria comunidade no PC.
Agora que você já conheceu qual o metaverso do Facebook? Vamos ver abaixo o que é possível fazer dentro dele.
Conhecendo mais sobre o Horizon Worlds
Agora que você já sabe qual o metaverso do Facebook, é importante ter em mente que a plataforma ainda está em construção, e que existe muita falta de conteúdo por lá. Os jogadores podem se aventurar pelo ambiente virtual se socializando com amigos e conhecendo pessoas novas.
Além de se divertir com Battle Royales e vários outros passatempos. Atualmente, o Horizon Worlds não permite que criadores de conteúdo, artistas ou jogadores ganhem dinheiro dentro da plataforma, mas talvez isso mude no futuro.
Ainda falando sobre planos futuros, o Horizon Venues, que será um braço do serviço que serve para sediar grandes eventos virtuais será implementado, e o Horizon Workrooms, ambientes de colaboração digital também será integrado.
Agora que já vimos qual o metaverso do Facebook e conhecemos ele, veja por que ele pode estar distante de nós.
Tecnologia distante do Brasil
O Horizon Worlds ainda não está disponível de forma oficial no Brasil, porém, sua provável introdução não seria tão impactante quanto no resto do mundo. Realidade virtual ainda é algo caro por aqui, dispositivos como Meta Quest 2 chega a custar R$ 3,5 mil em algumas lojas.
Os óculos de realidade virtual e os itens da loja da Meta não são vendidos na moeda local. Devido a alta do dólar um simples jogo pode ser inacessível para todo o público brasileiro.
Agora que você conheceu qual o metaverso do Facebook, diga para nós, você gostou do Horizon Worlds? Esta ansioso pela vinda dele no Brasil? Diga para nós nos comentários.