Como entrar no Threads? Tudo a respeito do novo rival do Twitter (e porque você talvez deveria esperar)

Saiba como entrar no Threads, mas antes, descubra todos os pontos negativos e positivos da nova rede social rival do Twitter feita pela Meta
Avatar de André Luiz
06/07/2023 às 21:03 | Atualizado há 9 meses
Como entrar no Threads? Tudo a respeito do novo rival do Twitter (e porque você talvez deveria esperar) 1

Ontem, a Meta lançou seu novo aplicativo de mídia social chamado Threads. Essa rede social, semelhante ao Twitter, permite que os usuários compartilhem breves mensagens de texto juntamente com imagens e vídeos. É uma jogada evidente para conquistar a base de usuários fragmentada do Twitter, que se opõe em grande maioria às várias mudanças promovidas por Elon Musk desde que ele assumiu o controle em 2022. Muitos usuários estão migrando para outros aplicativos semelhantes ao Twitter, alguns dos quais surgiram recentemente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferentemente de outras alternativas ao Twitter, o Threads opera em uma rede social já existente, especificamente o Instagram (e o Facebook). Embora haja prós e contras nessa abordagem, ela confere ao Threads uma vantagem significativa em relação a outros clones do Twitter: milhões de usuários já têm tecnicamente uma conta. Além disso, é mais simples de usar do que alternativas federadas ao Twitter, como o Mastodon, e está publicamente disponível, ao contrário das promissoras Bluesky e Spill, que ainda estão em fase beta fechada e requerem códigos de convite.

Portanto, embora seja preciso lidar com a possibilidade de que seus parentes que adoram o Facebook e o Instagram possam encontrar e seguir você no Threads, certamente é a opção mais fácil entre as substituições do Twitter disponíveis atualmente – desde que você esteja confortável com algumas das práticas questionáveis de privacidade do aplicativo.

Como entrar no Threads (criar uma conta)

Para se inscrever no Threads, você primeiro precisa ter uma conta no Instagram. Se você já tem uma, tudo o que precisa fazer é baixar o aplicativo Threads na App Store para iOS ou na Google Play Store. Faça login com sua conta do Instagram quando solicitado.

Você terá a opção de importar sua biografia e foto de perfil do Instagram, além de seguir automaticamente todas as pessoas da sua lista de seguidores no Instagram que se inscreveram no Threads.

Depois disso, você está livre para começar a postar… ou “threadar”? “Twittar”? Ainda não tenho certeza sobre qual termo a base de usuários decidiu usar.

Como criar conta para quem não tem Instagram

Caso não tenha conta no Instagram e deseje usar o Threads, basta seguir o tutorial abaixo. Serve também para quem criar uma conta que não seja vinculada ao Instagram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Tempo total: 5 minutos

  1. Faça o download do Threads
    Como entrar no Threads? Tudo a respeito do novo rival do Twitter (e porque você talvez deveria esperar) 4

    Primeiramente, faça o download do aplicativo Threads em seu dispositivo Android ou iOS. Procure pelo aplicativo nas respectivas lojas de aplicativos do seu dispositivo.

  2. Criar uma nova conta
    Como entrar no Threads? Tudo a respeito do novo rival do Twitter (e porque você talvez deveria esperar) 5

    Após instalar o aplicativo, toque em “Criar nova conta” para iniciar o processo de criação de uma conta no Threads.

  3. Forneça suas informações
    Como entrar no Threads? Tudo a respeito do novo rival do Twitter (e porque você talvez deveria esperar) 6

    Na próxima tela, insira seu nome completo nos campos correspondentes. Em seguida, crie uma senha com no mínimo 6 caracteres, podendo ser uma combinação de letras e números. Essa senha será necessária para acessar sua conta no Threads.

  4. Opção de salvar informações de login
    Como entrar no Threads? Tudo a respeito do novo rival do Twitter (e porque você talvez deveria esperar) 7

    Nesta etapa, você pode optar por salvar suas informações de login no dispositivo. Caso deseje efetuar login automaticamente no Threads sem precisar inserir seu usuário e senha todas as vezes, selecione a opção de salvar as informações. Caso contrário, escolha a opção “Não agora”.

  5. Informe sua data de nascimento e nome de usuário
    Como entrar no Threads? Tudo a respeito do novo rival do Twitter (e porque você talvez deveria esperar) 8

    Informe sua data de nascimento no campo apropriado. Em seguida, escolha um nome de usuário para sua conta. Um símbolo verde indicará se o nome de usuário escolhido está disponível.

  6. Verificação de telefone ou e-mail
    Como entrar no Threads? Tudo a respeito do novo rival do Twitter (e porque você talvez deveria esperar) 9

    Agora, insira seu número de telefone no campo adequado e toque em “Avançar”. Alternativamente, você pode optar por se cadastrar utilizando um endereço de e-mail válido.

    Caso já possua uma conta associada ao número de telefone ou e-mail fornecido, o Threads perguntará se você deseja fazer login em sua conta existente. Como estamos criando uma nova conta, selecione a opção “Criar nova conta”.

  7. Faça a verificação da conta
    Como entrar no Threads? Tudo a respeito do novo rival do Twitter (e porque você talvez deveria esperar) 10

    Acesse o aplicativo de mensagens SMS em seu dispositivo ou a caixa de entrada do seu e-mail e procure pela mensagem enviada pelo Instagram. Insira o código de verificação de 6 dígitos fornecido na mensagem e toque em “Avançar”.

    Por fim, toque em “Concordo” para concluir a criação de sua conta no Threads.

Como usar o Threads?

Embarcar no Threads é tão fácil quanto fazer um novo amigo! Comece adicionando pessoas. Navegue até a guia de pesquisa; onde, sem precisar digitar nada, você encontrará sugestões de perfis para seguir. Encontre um que chama sua atenção? Clique na opção “Seguir” e pronto – eles estão na sua rede. Para encontrar alguém específico, simplesmente digite o nome deles na barra de pesquisa e siga os mesmos passos.

Quando esses novos amigos publicarem, você encontrará suas postagens na guia inicial. Semelhante ao Twitter, você pode dar um ‘like’, adicionar um comentário, repostar ou até mesmo citar em seu próprio perfil. E a cereja do bolo? Você pode compartilhar essas postagens em outros aplicativos, incluindo o Instagram. Basta tocar no ícone do avião e escolher a opção que melhor se adapta ao seu humor.

Quer compartilhar seus próprios pensamentos? Clique na guia do lápis para escrever uma nova postagem. Adicione um pouco de tempero com fotos, vídeos e links. Antes de apertar o botão ‘publicar’, você pode decidir quem pode responder. Por padrão, está configurado para “Qualquer pessoa pode responder”, mas se quiser um pouco mais de privacidade, você pode mudar para “Perfis que você segue” ou “Somente mencionados”.

Na guia do coração, você pode acompanhar o pulso da sua atividade na Threads, assim como no Instagram. Veja os perfis que você segue, confira as respostas, menções e até descubra quais contas verificadas estão te seguindo.

Finalmente, o ícone de pessoa é a chave para o seu próprio mundo no Threads. Aqui, você pode editar suas informações, alternar para o Instagram com um simples toque ou revisar suas postagens e respostas. É seu palco, faça dele o que quiser!

O Threads é bom?

É simples começar a usar Threads, mas como é na prática? Sinceramente, não é tão bom assim.

Como alguém que possui contas no Bluesky, Hive, Spill e agora Threads, posso dizer que Threads é, de longe, a substituição menos interessante do Twitter que experimentei até agora. Por padrão, existe apenas um feed, organizado algoritmicamente, que mostra pessoas que você segue e postagens que Threads acha que você pode gostar com base em seus dados de usuário. (Espero que você goste de ver iscas de engajamento de contas aleatórias com muitos seguidores.)

Atualmente, não há opção de classificar seu feed em ordem cronológica ou apenas pelos perfis que você segue. Você pode ajustar suas configurações para alterar quais notificações o aplicativo irá enviar para você, mas as postagens de pessoas que você não segue ainda aparecerão no seu feed.

Usuários experientes do Twitter também notarão a ausência de recursos comuns, como mensagens diretas ou a capacidade de visualizar respostas diretamente no seu feed, para citar alguns exemplos. O Threads possui uma função de pesquisa, mas é básica e útil principalmente para buscar nomes de usuários.

Felizmente, o aplicativo possui alguns controles de privacidade, incluindo a capacidade de silenciar e bloquear contas ou silenciar notificações, ocultar palavras específicas, limitar quem pode mencionar sua conta e a opção de tornar seu perfil privado. Todos esses recursos podem ser encontrados no aplicativo em Configurações > Privacidade.

A Meta afirma que mais recursos estão a caminho, incluindo uma guia apenas para os perfis que você segue em seu feed, mas, francamente, a experiência atual não é tão boa, especialmente se comparada a outras opções como Bluesky ou até mesmo o Hive.

Estou disposto a dar um pouco de margem para a falta de recursos avançados e opções de curadoria no Threads no momento do lançamento, mas existem outras ressalvas importantes a serem consideradas antes de se inscrever.

Como o Threads é semelhante ao Twitter?

A experiência de microblogging do Threads é muito semelhante ao Twitter. Os usuários podem repostar, responder ou citar um thread, por exemplo, e podem ver o número de curtidas e respostas que uma postagem recebeu. Os “threads” podem ter até 500 caracteres – em comparação com o limite de 280 caracteres do Twitter – e podem incluir links, fotos e vídeos de até cinco minutos de duração.

Em respostas iniciais sobre o Threads, Zuckerberg disse que tornar o aplicativo “um lugar amigável” será a chave para o sucesso – acrescentando que essa foi “uma das razões pelas quais o Twitter nunca teve tanto sucesso quanto eu acho que deveria, e nós queremos fazer diferente”.

Musk respondeu a várias observações irônicas sobre o lançamento do Threads. Ele respondeu a um tweet sugerindo que o aplicativo da Meta foi construído em grande parte por meio da função de copiar e colar, com um emoji de risada.

Isso já não foi feito antes?

As semelhanças do novo aplicativo de mensagens baseado em texto da Meta sugerem que a empresa está trabalhando para desafiar diretamente o Twitter. A propriedade tumultuada resultou em uma série de mudanças impopulares que afastaram os usuários e anunciantes, alguns dos quais estão buscando alternativas ao Twitter.

O Threads é o mais recente concorrente do Twitter a surgir nesse cenário, após o Bluesky, Mastodon e Spill.

Como o Threads modera o conteúdo?

De acordo com a Meta, o Threads usará as mesmas medidas de segurança implementadas no Instagram – o que inclui a aplicação das diretrizes da comunidade do Instagram e a disponibilização de ferramentas para controlar quem pode mencionar ou responder aos usuários.

Os avisos de conteúdo – em buscas que vão desde grupos de teorias da conspiração até desinformação sobre as vacinas contra a COVID-19 – também parecem ser semelhantes ao Instagram.

Quais são as preocupações com a privacidade?

Como entrar no Threads? Tudo a respeito do novo rival do Twitter (e porque você talvez deveria esperar) 11
Todas as informações que o Threads coleta. (Imagem: Meta)

O Threads poderia coletar uma ampla gama de informações pessoais – incluindo dados de saúde, financeiros, contatos, histórico de navegação e pesquisa, dados de localização, compras e “informações sensíveis”, de acordo com a divulgação de privacidade de dados na App Store.

Além disso, o Threads não está disponível na União Europeia no momento, que possui regras rígidas de privacidade de dados.

A Meta informou à Comissão de Privacidade de Dados da Irlanda, principal regulador de privacidade da Meta para a UE, que ainda não tem planos de lançar o Threads no bloco de 27 países, disse o porta-voz da comissão, Graham Doyle. A empresa afirmou que está trabalhando para expandir o lançamento do aplicativo para mais países, mas apontou a incerteza regulatória como motivo para adiar o lançamento na Europa.

O que você precisa saber antes de entrar no Threads

Primeiro, temos a política de privacidade do Threads. O aplicativo coleta uma grande quantidade de dados do usuário – tanto que o aplicativo está proibido na União Europeia no momento do lançamento.

Embora seja possível limitar a coleta de alguns dados nas configurações da sua conta do Instagram ou nas permissões do seu telefone, certas coletas de dados são necessárias para usar o Threads. A coleta de tantos dados pessoais é uma preocupação em termos de segurança, pois vazamentos ou violações de dados podem resultar no roubo ou exposição de partes desses dados (ou entrega desses dados a governos e agências de segurança sem o seu conhecimento).

Deletar a conta do Threads significa deletar a conta do Instagram

Se isso te preocupa, eu recomendo evitar o Threads por enquanto – especialmente porque a única maneira de excluir sua conta do Threads é excluindo também sua conta do Instagram. Sim, isso mesmo. Pelo menos por enquanto.

Embora seja possível desativar o perfil da sua conta no Threads em Configurações > Conta > Desativar perfil e remover o aplicativo do seu telefone, sua conta ainda existirá até que você exclua completamente o Instagram também – portanto, certifique-se de que realmente deseja usar o Threads antes de se inscrever.

Pontos positivos do Threads por enquanto:

Ah, a novidade! Não há nada como descobrir uma nova rede social, especialmente quando ela é criada pela Meta, a empresa por trás do Facebook e Instagram. Então, quais são os pontos positivos do Threads até agora? Vamos mergulhar nisso.

A interface é limpa e fácil de usar

Com um design minimalista, o Threads é visualmente agradável e fácil de navegar. Se você se sentir sobrecarregado com o design lotado de algumas outras redes sociais, vai adorar a simplicidade do Threads.

Conversas focadas

Ao contrário do Twitter, que pode ser um turbilhão de informações e conversas, o Threads é tudo sobre aprofundar o diálogo em tópicos específicos. Isso o torna um excelente lugar para discussões focadas e produtivas.

Menos distrações

Com o Threads, a Meta parece estar tentando resolver um dos principais problemas das redes sociais modernas: a distração constante. No Threads, não há histórias efêmeras ou conteúdo que desaparece após 24 horas. É tudo sobre as conversas.

Pontos negativos do Threads, por enquanto

E agora os pontos negativos:

Feed bagunçado

O Feed ainda á bagunçado, não cronólogico e você não pode decidir o que aparece para você. Isso significa que vai bombar artistas e influencers que você não se interessa na sua timeline.

Uma vez dentro, não tem como sair

Como dito acima, uma vez que você criou sua conta, não tem como deletar a mesma. A única maneira de fazer isso é deletando sua conta no Instagram, o que dificilmente os usuários farão.

Pulga atrás da orelha

Como toda nova rede social, o Threads ainda está se ajustando e tentando encontrar seu lugar ao sol. Isso significa que você pode encontrar alguns bugs e nuances técnicas que ainda precisam ser resolvidos. Portanto, se você é do tipo que prefere uma experiência de usuário suave, talvez seja melhor esperar um pouco.

Onde está todo mundo?

Embora o Threads seja a nova alternativa ao Twitter, ainda está longe de ter a mesma base de usuários. Isso significa que a interação é limitada e você pode se sentir um pouco solitário lá. Bem, se você gostar de ser um pioneiro, isso pode não ser um problema. Caso contrário, talvez seja melhor aguardar até que mais pessoas entrem na onda.

Ainda não aprendeu a falar todas as línguas

Por último, mas não menos importante, o Threads ainda não suporta todos os idiomas. Portanto, se você está acostumado a usar o Twitter em português, pode se decepcionar ao descobrir que ainda não pode fazer o mesmo no Threads. Mas é claro, estamos confiantes de que isso é apenas uma questão de tempo.

Em suma, o Threads tem algum potencial, mas talvez ainda seja cedo demais para entrar de cabeça. Vale a pena observar um pouco mais para ver se esses pontos negativos se resolvem. Quem sabe, talvez você possa ser um dos primeiros a testemunhar a ascensão de um novo gigante das redes sociais!

Qual o futuro do Threads?

O futuro do Threads é incerto. Observadores do setor apontam para o histórico da Meta de lançar aplicativos independentes que foram posteriormente encerrados – incluindo um aplicativo de mensagens do Instagram também chamado “Threads” que foi encerrado dois anos após o seu lançamento em 2019, observa Proulx.

Ainda assim, Proulx e outros dizem que o novo aplicativo pode ser uma grande dor de cabeça para Musk e para o Twitter.

“A euforia em torno de um novo serviço e essa explosão inicial provavelmente se acalmarão. Mas é evidente que essa alternativa veio para ficar e se mostrará um concorrente digno diante de todos os problemas do Twitter”, afirmou o analista de tecnologia Paolo Pescatore, da PP Foresight, observando que a combinação de recursos semelhantes aos do Twitter com a aparência e a sensação do Instagram pode impulsionar o engajamento dos usuários.

No entanto, o Threads está em seus estágios iniciais e muito depende do feedback dos usuários. Pescatore acredita que a estreita conexão entre o Instagram e o Threads pode não agradar a todos. O lançamento de novos recursos também será fundamental.

“O verdadeiro teste não é se podemos criar muita empolgação, mas se vocês encontrarão valor suficiente no aplicativo para continuar usando-o ao longo do tempo”, escreveu Adam Mosseri, chefe do Instagram, em um post no Threads. Ele também reconheceu, como muitos usuários já fizeram, que há “muitos recursos básicos” faltando, incluindo hashtags e mensagens diretas entre os usuários. “Devo admitir, levará tempo.”

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ