Qual o metaverso do Facebook? Conheça o Horizon Worlds

Você já se perguntou qual o metaverso do Facebook? Ele possui nome próprio e uma infinidade de possibilidades
Avatar de Nalbert Gomes
11/02/2022 às 09:49 | Atualizado há 2 anos
Horizon Worlds o metaverso do facebook

Um dos assuntos mais comentados recentemente foi o metaverso, a tecnologia quer ser uma das mais populares no futuro. Antes dessa tecnologia crescer, é importante conhecermos qual o metaverso do Facebook? O Horizon Worlds.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o metaverso do Facebook?

Qual o metaverso do Facebook? O Horizon Worlds
Qual o metaverso do Facebook? O Horizon Worlds (Imagem: Meta)

O Horizon Worlds é a plataforma social em realidade virtual do Facebook, ou seja o famoso metaverso. Aberto exclusivamente para usuários com mais de 18 anos e residentes dos Estados Unidos e Canadá, o universo virtual é acessível apenas em aparelhos Meta Quest 1 e Quest 2.

O Horizon Worlds ainda não é exatamente o que Mark Zuckerberg apresentou em outubro como metaverso, mas chega perto. A plataforma permite que os usuários se encontrem em um ambiente virtual único e que se expande.

Ele permite experiências de jogos multiplayer com conceitos comuns, como de jogos famosos como Roblox, ao mesmo tempo que conta com toda a imersão da realidade virtual.

Se divirta no universo virtual
Se divirta no universo virtual (Imagem: Meta)

A plataforma apareceu pela primeira vez em 2019, e desde seu anúncio ela esteve em estágio de beta fechado, em que somente alguns convidados poderiam participar. No começo o ambiente estava sem muitos detalhes e dependia da criação dos próprios usuários.

Porém, com o tempo o serviço evoluiu, e depois de todas as atualizações a plataforma focou mais no apelo social. O grande foco do Horizon Worlds é a liberdade para criar experiências e conteúdos novos. Nela os usuários tem acesso a ferramentas básicas de edição de código para modificar muitas coisas.

Dentre as modificações é possível alterar objetos e elementos do mundo virtual. As mudanças acontecem através de blocos, ou seja o processo é bem acessível e fácil para quem tem familiaridade com tecnologia. Em seu ambiente teste, os blocos possuem certas limitações.

As possibilidades são infinitas
As possibilidades são infinitas (Imagem: Meta)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Porém, futuramente os limites vão acabar e a interação com os blocos será muito maior, conforme informou o vice-presidente do Horizon Vivek Sharma. A companhia também pretende permitir que esses scripts sejam criados pela própria comunidade no PC.

Agora que você já conheceu qual o metaverso do Facebook? Vamos ver abaixo o que é possível fazer dentro dele.

Conhecendo mais sobre o Horizon Worlds

YouTube video

Agora que você já sabe qual o metaverso do Facebook, é importante ter em mente que a plataforma ainda está em construção, e que existe muita falta de conteúdo por lá. Os jogadores podem se aventurar pelo ambiente virtual se socializando com amigos e conhecendo pessoas novas.

Além de se divertir com Battle Royales e vários outros passatempos. Atualmente, o Horizon Worlds não permite que criadores de conteúdo, artistas ou jogadores ganhem dinheiro dentro da plataforma, mas talvez isso mude no futuro.

Ainda falando sobre planos futuros, o Horizon Venues, que será um braço do serviço que serve para sediar grandes eventos virtuais será implementado, e o Horizon Workrooms, ambientes de colaboração digital também será integrado.

Agora que já vimos qual o metaverso do Facebook e conhecemos ele, veja por que ele pode estar distante de nós.

Tecnologia distante do Brasil

Qual o metaverso do Facebook é fácil o problema é a tecnologia
Qual o metaverso do Facebook é fácil o problema é a tecnologia (Imagem: Meta)

O Horizon Worlds ainda não está disponível de forma oficial no Brasil, porém, sua provável introdução não seria tão impactante quanto no resto do mundo. Realidade virtual ainda é algo caro por aqui, dispositivos como Meta Quest 2 chega a custar R$ 3,5 mil em algumas lojas.

Os óculos de realidade virtual e os itens da loja da Meta não são vendidos na moeda local. Devido a alta do dólar um simples jogo pode ser inacessível para todo o público brasileiro.

Agora que você conheceu qual o metaverso do Facebook, diga para nós, você gostou do Horizon Worlds? Esta ansioso pela vinda dele no Brasil? Diga para nós nos comentários.

SUGESTÕES PARA VOCÊ