Quando você recebe a fatura de gasto de energia elétrica, sembre vem aquela dúvida se aquele valor foi o que você realmente gastou no fim no mês anterior. Entretanto, para saber o quanto foi gasto, você precisa saber como calcular o kWh, unidade de medida da energia consumida em uma residência, comércio ou industria.
Como saber o gasto de energia elétrica
Sempre que recebemos uma fatura do nosso gasto de energia elétrica referente ao mês passado, fica aquela dúvida se o valor consumido é realmente o que fora de fato utilizado por você. Nesses casos, você pode conferir junto ao seu relógio de medição elétrica e a fatura, para conferir se os números batem.
Quando você tem o conhecimento do gasto de energia elétrica que, aliás, bate com o valor informado na fatura, pode ficar perplexo ao saber que o mesmo está batendo com o valor informado. Para contornar isso, é importante saber quais os equipamentos gastam mais energia elétrica, separando esses “gatões” na sua fatura para ter uma ideia do gasto de cada um.
Sendo assim, será necessário conhecer a potência em watts dos aparelhos eletrônicos e dos eletrodomésticos ligados a sua rede, onde essas informações são fornecidas na unidade de potência apresentada em Watts (W) na etiqueta ou embalagem junto ao aparelho eletrônico. Você deve encontrar em valor de referência no produto, como em uma lâmpada que informa a sua capacidade de iluminação, junto a quantidade de watts que ela consome, o mesmo servirá para encontrar a velocidade de um ventilador, por exemplo.
- Dicas de Segurança para Usar Aparelhos Eletrônicos em Casa
- 6 Dicas Essenciais para Jogar Online com Segurança
- 8 apps para praticar inglês com IA no Android e iPhone
Quando você possui equipamentos que superam o valor em watts, ou seja, os 1.000 watts, encontramos uma unidade de medida de 1kW um tanto diferente, mas que representa a mesma quantidade de energia em ambos os casos. Dessa maneira, se você encontrar o valor de 1 kW ou superior, saiba que o mesmo representa o valor de 1.000 watts, uma potência que ultrapassa a casa da centena, sempre irá ser representada como kW (quilowatts).
Para saber o quanto consome cada equipamento, você pode acessar o site da Enel – Simulador de Consumo e selecionar cada um dos eletroeletrônicos da casa, obtendo o valor de potência de cada equipamento do estabelecimento.
Tendo esses valores anotados dos seus equipamentos que utilizam a sua rede elétrica, você pode fazer o levantamento de quanto cada um deles consome. Com isso, você poderá saber o quanto de gasto de energia elétrica cada um deles irá interferir, sendo o consumo de energia diretamente relacionado com o período em que for usado um aparelho. Sendo assim, quanto maior a potência e maior o tempo de utilização, maior será o gasto de energia elétrica.
Com todos esses dados em mente necessários para realizar o cálculo de gasto de energia elétrica, podemos de fato fazer o cálculo de consumo em kWh.
Calculando o gasto de energia elétrica
Quando tiver pegado a potência de cada aparelho ligado a sua energia elétrica, você deve multiplicar a potência em kW pela quantidade de horas em que um aparelho for utilizado. Quando obter o resultado de quantidade de horas utilizado por cada aparelho, será mais fácil de separar os aparelhos da sua fatura de gasto de energia elétrica.
O valor de potência em watts deve ser calculado em kW, simplificando o cálculo gasto de energia elétrica por aparelho. Então deve pegar o valor em watts de um aparelho eletrônico e dividi-los por 1.000, obtendo um valor em kW.
Por exemplo, se você tem uma lâmpada de 60 W devemos dividi-lo por 1.000, (60/1.000) obtendo o resultado de 0,06 kW. Quando obtemos o valor em quilowatts (kW), devemos saber o tempo de utilização do equipamento. Sendo assim, se a sua lampada ficar ligado por 10 horas, devemos multiplicar essa quantidade de horas por 30 dias, ou seja, (10×30) 300 kWh que sua lâmpada gasta por mês. Para valor em minutos, devemos multiplicar em dias e depois dividir o resultado por 60, obtendo o valor em horas.
Esse cálculo pode ser obtido em todos os aparelhos que você utiliza em sua casa, conseguindo o gasto de energia elétrica no mês. Outro cálculo que podemos fazer é utilizando a seguinte fórmula: Consumo (kWh) = potencia(W) * Horas (h) * dias/ 1.000. Com esse valor você pode obter o valor gasto de energia elétrica de cada equipamento.
Chuveiro elétrico = 5.500 W * 0,3 h * 30 dias/ 1.000 = 49,5 kWh/mês.
E assim concluímos com o cálculo para saber o gasto de energia elétrica. Para mais informações e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo.