Sabemos que a tecnologia 3D tem estado cada vez mais presente no mercado, sobretudo por oferecer excelentes benefícios e vantagens aos usuários.
- Ranking: 5 países que mais utilizam a tecnologia
- 4 novas tecnologias que estão mudando o mundo
- Tecnologias que estão mudando o rumo do mercado imobiliário
Nesse quesito, podemos observar a devida importância das impressoras em 3D, que prometem desenvolver produtos altamente complexos em poucas semanas.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja se realmente vale aá pena comprar uma impressora 3D em 2021.
Afinal, o que é uma impressora 3D?
Em geral, podemos dizer que uma impressora 3D acaba sendo um modelo totalmente diferente das que geralmente usamos em rotinas empresariais ou em casa — aquelas com jatos de tinta, laser, matriciais e etc.
A impressora 3D nada mais é do que um tipo de tecnologia inovadora, permitindo que um objeto totalmente físico seja criado com precisão e rapidez. Como sabemos, essa criação se dá pela imagem que é disponibilizada no meio digital para a impressão.
Leia também:
De forma prática, ao escolher um modelo digital para imprimir, a imagem é imediatamente enviada ao software de impressão, logo, os detalhes e as definições estruturais são definidos.
Depois disso, a imagem em 3D do objetivo escolhido será fatiado em diversas camadas de impressão, e cada parte dela será produzida até que esteja totalmente formada.
Quais são as vantagens de uma impressora 3D?
Entendendo o conceito e a importância das impressões 3D nos contextos atuais, confira abaixo as principais vantagens e benefícios desse tipo de impressora:
1. Mais liberdade no design
Certamente, quando nos referimos à impressão 3D, esse processo realiza a produção de infindáveis peças complexas, sobretudo aquelas que apresentam grande dificuldade ou não podem ser produzidas pelos modelos tradicionais de fabricação.
Sendo assim, o acesso à impressão 3D oferece oportunidades ainda mais autênticas, já que oferece ao portador materiais detalhados e complexos para uso.
2. Personalização
Cada item proposto para a impressão acaba sendo previamente personalizado, de acordo com as ideias reais de um determinado projeto, por exemplo. Isso sem contar os custos de fabricação, que podem ser drasticamente reduzidos.
De forma prática, o design de uma determinada peça na impressão 3D pode ser facilmente alterada, antes que a produção aconteça e o objetivo não fique compatível com os cálculos e demandas desejadas.
3. Redução de custos
Para quem entende de produção de peças por fábricas convencionais, sabe que cada uma das peças demandadas requer um tipo de molde específico, contudo, se tratando dos personalizados, elas acabam sendo muito mais caras. Desse modo, para recuperar tais custos, é necessário realizar a fabricação de milhares de peças idênticas.
Quando colocamos essa situação em um processo de impressão em 3D, veremos que não haverá necessidade de ferramentas personalizadas, logo, não haverá custos iniciais. A única demanda financeira que obtemos na impressão 3D é basicamente na quantidade de material que precisará ser utilizado, sem custos extras.
4. Prototipagem rápida, retorno rápido
Uma das funções mais utilizadas na impressão 3D é a prototipagem. Se formos comparar outras tecnologias disponíveis no mercado, veremos que a impressão 3D obtém um menor custo e tempo de produção. Em outras palavras, os produtos que anteriormente só eram produzidos em meses, hoje são produzidos em poucas semanas.
Conclusão
Conforme vimos, a impressora 3D oferece diversos benefícios aos negócios e empresas que trabalham com projetos e necessitam de demandas mais rápidas, personalizadas e complexas. Portanto, agora que você já conhece todos os benefícios desse tipo de impressão, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Confira o nosso blog e veja outras dicas importantes.