Hoje os e-mails são coisas gratuitas muito usadas pelas pessoas. Porém quando acontece um vazamento de dados, quem acaba pagando é você. Talvez você não saiba, mas mesmo não pagando nada pelo seu e-mail ele sabe muito sobre você. Vamos ver nesse artigo algumas coisas que os provedores de e-mail guardam sobre você e como isso pode ser perigoso.
- Como aumentar a segurança do seu email e manter sua privacidade
- Como usar o máximo do seu Gmail? Veja 5 configurações secretas
O que seu e-mail sabe sobre você?
Sua caixa de e-mail tem um perfil bem detalhado sobre você e sua vida. Todas as mensagens pessoais, registros financeiros e médicos ficam disponíveis pro seu provedor de e-mail. Eles usam esses documentos e arquivos para fazer anúncios para você comprar ou usar algo. Se eles mesmos não fazem os anúncios, vendem seus dados para outras pessoas oferecerem coisas para você.
A falta de proteção nos dados e arquivos, favorecem roubo de identidade, phishing e spam. Para termos uma ideia um recente estudo mostrou que as pessoas enviam e recebem mais de 306 bilhões de e-mails todos os dias. Imagine a quantidade de dados que existem em cada um deles.
- Como Remover o Vírus de Propaganda do Celular
- O que é um Navegador Antidetect e porque eu uso sempre
- 10 dicas de como Proteger seus Dados Pessoais Online
Para os e-mails gratuitos, fica bem mais fácil saber sobre você com seus e-mails. Então como está ficando claro, mesmo sendo algo gratuito, você paga um preço. Vamos utilizar o Gmail como exemplo, veja abaixo, algumas coisas que a Google tem sobre você:
Olhando assim, parece não ser nada. Mas esses dados entregam muito sobre você. Eles conseguem saber as coisas que você compra, que você gosta e os lugares que mais visita. Em 2017 a Google anunciou que não usaria mais seus dados para colocar anúncios. Porém outras empresas ainda fazem isso, então é normal que você continue recebendo vários anúncios justamente sobre os e-mails que você recebe.
Vazamento de dados? Rastreamento de dados? Veja os perigos
Há dois anos atrás, o Yahoo e a AOL foram apreendidas por verificar e-mails dos outros para vender aos anunciantes. Eles examinaram mais de 200 milhões de caixas de entrada em busca de informações do que os usuários utilizam, desde recibos de viagens até outros dados. As empresas fazem isso e se chama rastreamento de dados.
Pense bem, se os próprios provedores fazem isso, imagina quando existem vazamentos de dados. Existem algumas coisas para você tomar mais cuidados, uma delas envolve ler as políticas de privacidade do seu e-mail. Infelizmente na vida não existe nada grátis. Tudo possui uma motivação por trás.
Nesse caso a motivação é que seus dados valem muito para anunciantes. E isso pode envolver acabar totalmente com a sua privacidade. Sabemos que é errado vasculhar e-mails de outros, mas infelizmente ainda não existem muitas leis sobre isso, Então a sugestão que damos para você é pense bem antes de escolher seu e-mail.
Leia os termos de privacidade e analise bem as coisas. Claramente esse cuidado é para e-mails gratuitos. Uma solução para evitar vazamento de dados e falta de privacidade é usar e-mails pagos. Vamos ver um pouco mais sobre gratuidade e pagamento abaixo.
Grátis? Será mesmo? O que fazer para se proteger?
A privacidade é um direito fundamental de todos. Porém infelizmente estamos sendo constantemente vigiados pelas empresas de tecnologia. Nesses casos de e-mail, usar serviços pagos pode garantir mais a sua privacidade.
Além disso, quando você paga por um serviço de e-mail, você recebe mais segurança, evitando ataques de hackers e vazamentos de dados. A sugestão que damos é que se faça uma pesquisa por e-mails profissionais pagos, como o Office 365 e o Locaweb. Quanto mais pesquisar, mais você verá que existe uma certa diversidade.
Garantimos, que usar os pagos vai aumentar sua segurança de privacidade.
Concluindo
Esperamos que com esse e-mail, você esteja mais atento sobre segurança, privacidade e vazamento de dados. Ficou com alguma dúvida em tudo que vimos? Gostaria de dizer algo? Nos diga nos comentários.