Wi-Fi lento? 10 melhores maneiras de corrigir problemas de Wi-Fi

Avatar de André Luiz
Atualizado há 4 anos
Wi-Fi lento? 10 melhores maneiras de corrigir problemas de Wi-Fi 1

Outros destaques

Dungeon Raid Codes
Como fazer slides no PowerPoint e no Google Slides
itinerários de viagem AI
transformar TV convencional em smart
Pix errado criptomoedas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existem muitos motivos pelos quais seu Wi-Fi fica cada vez mais lento: congestionamento de sinal, localização do roteador, problemas de firmware, limitações de hardware ou até mesmo o tamanho físico da sua casa. Então, novamente, podem ser apenas seus vizinhos.

Eles podem estar usando a Internet por sua conta e atrasando você. Toque ou clique aqui para descobrir se seus vizinhos estão roubando sua internet.

Talvez você simplesmente precise reiniciar o modem e o roteador. Não saia apenas desconectando as coisas e ligando tudo. Toque ou clique aqui para ver a única maneira de os profissionais de tecnologia reiniciarem seus roteadores.

Aqui estão 10 maneiras de aumentar o Wi-Fi de sua casa e reduzir o risco de falhas de conexão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Atualize o firmware do seu roteador

A razão para esta etapa é dupla. Primeiro, você obtém recursos adicionais e melhorias do novo firmware. Em segundo lugar, seu roteador recebe atualizações de segurança essenciais.

Normalmente, você tem a opção de verificar, revisar, baixar e instalar o novo firmware do seu roteador em sua página de administração. As etapas exatas dependem da marca e do modelo do roteador, portanto, verifique o site de suporte do fabricante do roteador para obter instruções detalhadas.

Não sabe como acessar as configurações de administrador do roteador para fazer a atualização? Toque ou clique aqui para obter a maneira mais fácil de encontrar a senha e o endereço IP do seu roteador.

2. Procure por interferências

Os roteadores geralmente competem por ondas de rádio com outros dispositivos domésticos. Dispositivos rivais, como telefones sem fio, alto-falantes Bluetooth, fornos de micro-ondas e babás eletrônicas podem afetar sua rede Wi-Fi.

Para ajudá-lo a identificar problemas, faça o que os verdadeiros profissionais de tecnologia fazem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crie um mapa real de “calor” de Wi-Fi de sua área usando uma ferramenta gratuita como HeatMapper. Netspot funciona para Macs. Você também pode usar um aplicativo como o gratuito Analisador de Wi-Fi para Android com um medidor de intensidade do sinal em tempo real.

3. Mudar de canal

Você também pode selecionar um canal diferente para o seu roteador. Esta etapa é benéfica se você estiver sintonizado nessa frequência de 2,4 GHz. Mudar de um canal para outro menos lotado pode ajudar a acelerar as coisas.

Para verificar o canal de 2,4 GHz ideal para sua área ou o canal menos usado, tente usar um scanner Wi-Fi.

Para Macs, a Apple oferece a ferramenta gratuita Wireless Diagnostics. Para acessá-lo, segure a tecla Opção enquanto clica no ícone Wi-Fi no lado direito da barra de menu e, em seguida, escolha Abrir diagnóstico sem fio.

Para Windows, baixar NetSpot Wi-Fi Analyzer. Semelhante à ferramenta Scan do Mac, este aplicativo fornecerá instantaneamente informações sobre os sinais de Wi-Fi em sua área, incluindo os canais que utilizam.

Toque ou clique aqui para obter links de download direto para mais aplicativos de analisador de Wi-Fi para iPhone ou Android.

4. Coloque as crianças e convidados em sua própria rede e habilite o QoS

Os pais podem colocar os dispositivos de seus filhos em uma rede separada e estabelecer regras e configurações especiais. Isso pode manter as crianças longe de problemas on-line e alivia a carga de largura de banda.

Você pode configurar um roteador Wi-Fi diferente ou habilitar a opção “Rede de convidados” do roteador. Você também pode configurar um nome de rede (SSID) e uma senha separados para a rede de convidado para evitar confusão com sua rede principal.

As redes de convidados são destinadas a visitantes de sua casa que podem precisar de uma conexão de internet Wi-Fi que mantenha seus arquivos compartilhados privados. Essa segregação também funcionará para seus aparelhos inteligentes e protegerá seus dispositivos principais de ataques da Internet das Coisas.

Você também pode usar QoS (Quality of Service). QoS é um recurso em alguns roteadores que permite priorizar o tráfego de acordo com o tipo de dados transmitidos.

Você pode definir aplicativos sensíveis à latência como Zoom, Skype, VOIP, streaming de mídia e jogos online para ter uma prioridade mais alta sobre outros tipos de atividade. Se você priorizar o zoom, outro software ficará lento, garantindo que sua chamada seja suave.

Roteadores diferentes têm maneiras diferentes de lidar com a QoS, e a maioria dos roteadores de nível de consumidor tem maneiras mais simplificadas de habilitá-la, tendo predefinições disponíveis. Basta verificar o site de suporte do seu roteador para obter informações sobre o que cada um faz.

5. Obtenha um roteador atualizado

Se o seu roteador tiver mais do que alguns anos, é hora de procurar um novo. Procure pelo menos um roteador 802.11 N ou AC com recursos de banda dupla ou tripla.

Os roteadores AC têm uma largura de banda espectral máxima de cerca de 8 x 160 MHz, em comparação com o padrão 4 x 40 MHz dos roteadores N. Em outras palavras, o aumento da largura de banda permite que mais dados sejam transmitidos sem desaceleração.

Além disso, por ter várias bandas, você pode manter dispositivos mais antigos de 2,4 GHz em suas próprias bandas, enquanto mantém os dispositivos mais novos que suportam os padrões de Wi-Fi mais recentes nas bandas superiores. É como ter vários roteadores em um.

Os roteadores AC mais recentes também têm recursos avançados não encontrados em roteadores mais antigos. Procure por beamforming, Multiple-In-Multiple-Out (MIMO), vários conectores USB 3.0 e portas Gigabit Ethernet.

Uma ótima maneira de selecionar o melhor roteador é considerar o tamanho da sua casa. Fizemos o trabalho pesado para você.

Toque ou clique aqui para obter os melhores roteadores para residências de menos de 1.000 pés a mais de 5.000 pés.

6. Experimente uma rede mesh

Se você tem uma casa grande ou um escritório que requer velocidades de rede consistentes, uma rede Wi-Fi em malha vale o dinheiro. Ao contrário dos roteadores Wi-Fi padrão que requerem extensores para maior alcance, os roteadores mesh de próxima geração são projetados para espalhar a cobertura de uma rede Wi-Fi por meio de vários pontos de acesso.

Esses sistemas geralmente vêm em conjuntos de duas ou três unidades separadas que funcionam juntas para envolver sua casa ou escritório com cobertura wi-fi. No que diz respeito aos seus gadgets, a malha Wi-Fi é uma grande rede Wi-Fi contínua.

Se você quiser saber mais sobre redes mesh, toque ou clique aqui para obter informações sobre o meu site.

7. Verifique sua segurança

Quando dispositivos não autorizados exploram seu Wi-Fi, sua rede fica mais lenta. Mas mesmo o tipo de segurança sem fio que você usa pode afetar sua velocidade geral.

Se sua rede for aberta (sem segurança) ou usar WEP, altere a configuração de segurança imediatamente. Uma rede aberta tornará mais fácil para alguém roubar seu Wi-Fi, e a segurança WEP mais antiga é facilmente hackeada.

Se o seu roteador não for compatível com WPA3, “WPA2-PSK AES” é a próxima opção mais segura. Se você tiver gadgets mais antigos em sua rede Wi-Fi, pode ser necessário selecionar “WPA2-PSK AES + WPA-PSK TKIP” para fazê-los funcionar.

Essa configuração híbrida mantém os benefícios do WPA2, deixando compatibilidade para dispositivos mais antigos e menos seguros. Se sua rede principal estiver criptografada com segurança, será seguro usá-la.

8. Alterar localização

Tente colocar o roteador o mais próximo possível do centro de sua casa. Também é uma boa ideia mantê-lo elevado e livre de quaisquer obstruções físicas, como móveis e eletrodomésticos.

Evite superfícies reflexivas como vidro, espelhos e metal, porque os sinais Wi-Fi tendem a refletir nesses tipos de materiais. As paredes, especialmente as feitas de concreto, também podem degradar gravemente o sinal Wi-Fi.

Você pode até ajustar as antenas do seu roteador. A antena do roteador é omnidirecional, portanto, o sinal vai em todas as direções igualmente. Se você colocar o roteador ao longo de uma parede externa, estará enviando metade do sinal para fora.

Se a sua casa for grande demais para um único roteador, você pode precisar de um reforço. Para problemas de distância, tente instalar extensores de Wi-Fi em sua casa para aumentar o alcance da sua rede.

9. Escolha a banda certa

As bandas Wi-Fi não são criadas iguais. Se você tiver um roteador mais recente, verifique se ele suporta a banda de 5 GHz. Roteadores N ou AC mais recentes geralmente suportam essa banda. Ao contrário dos roteadores B / G que transmitem apenas no espectro lotado de 2,4 GHz, os roteadores N e AC podem transmitir em 5 GHz.

Os roteadores mais novos geralmente têm capacidade de banda dupla. Ao habilitar duas bandas, você pode manter os dispositivos mais antigos que suportam apenas a especificação G mais lenta na banda de 2,4 GHz e os dispositivos mais recentes na banda de 5 GHz mais forte e mais rápida.

10. Altere seu DNS

Um DNS é essencialmente um mapa da Internet. Pense nisso como um roteiro, com todos os endereços da web que você visita com frequência e milhões de outros que não visita. Quando você se inscreve no serviço de Internet, seu provedor o atribui ao servidor DNS. No entanto, nem sempre é o melhor para usar.

Pode estar atolado com tráfego, execução de software ineficiente ou uma série de outros problemas. Se o seu dispositivo não consegue procurar endereços IP rapidamente, ele retarda seriamente a sua navegação. Felizmente, existem outros servidores DNS que você pode usar.

A velocidade não é a única razão para escolher um novo DNS. Muitos sistemas DNS incluem filtragem para bloquear sites inadequados ou outros sites que você não deseja ver. Tenho uma dica abrangente sobre os melhores servidores DNS gratuitos e como você pode usá-los.

Toque ou clique aqui para obter as minhas instruções passo a passo para alterar suas configurações de DNS para velocidades maiores, incluindo capturas de tela para você seguir.

PRECISA DE MAIS AJUDA COM O SEU WI-FI EM CASA? Publique suas perguntas sobre tecnologia para obter respostas concretas minhas e de outros profissionais de tecnologia. Visite meu fórum de perguntas e respostas e obtenha ajuda técnica agora.

Que perguntas sobre estilo de vida digital você tem? Ligue para o programa de rádio nacional de Kim e toque ou clique aqui para encontrá-lo na sua estação de rádio local. Você pode ouvir ou assistir Show de Kim Komando no seu telefone, tablet, televisão ou computador. Ou toque ou clique aqui para os podcasts gratuitos de Kim.

Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.