As vantagens de usar transcrições de áudios em empresas de mídias e comunicações

Converter o áudio de reuniões, treinamentos, entrevistas e podcasts para conteúdos em textos traz diversos benefícios para empresas, vejam como usar
Avatar de André Luiz
26/01/2024 às 15:29 | Atualizado há 4 semanas
As vantagens de usar transcrições de áudios em empresas de mídias e comunicações 1
Outros destaques

Nos tempos frenéticos que vivemos, nem sempre é possível parar para ouvir um áudio. Só pensar em quantas pessoas não escutam áudio no WhatsApp, preferindo mensagens de texto, realizando a transcrição do áudio para texto. Mas não é só no WhatsApp, converter conteúdo falado em textos oferece diversas vantagens para empresas. Podemos citar o SEO ou mesmo pesquisas acadêmicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O problema é que nem sempre é fácil achar uma ferramenta boa e barata que transcreve áudio em texto escrito. Mas quais os benefícios de fazer isso? Como isso pode melhorar sua empresa? E qual ferramenta usar? Vamos analisar essas questões abaixo.

O Que é Transcrição de Áudio?

Começando pelo básico, o que de fato é transcrição de áudio? Sendo bem direto, transcrever um áudio significa transformar todo o conteúdo falado em um texto escrito.

Isso é uma prática antiga, anotar reuniões é algo comum. O problema é que isso toma tempo, escrever cansa e pode até tirar a atenção de você ouvir o que está sendo dito.

Devido a isso, atualmente existem diversas ferramentas online e softwares que faça isso automaticamente.

Tente imaginar um evento gigante, com vários palestrantes e que dura horas. Alguém vai lá, grava isso tudo, depois ouve tudo novamente no escritório, escreve, e depois manda esse texto revisado para um cliente. Essas ferramentas fazem isso em segundos.

Tipos de Transcrição de Áudio

Há duas maneiras de realizar uma transcrição de áudio: a automatizada e a manual, como dissemos acima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

A vantagem da automatizada é que ela usa softwares de reconhecimento de voz que realizam toda a conversão para texto, sendo rápida e econômica, porém com limitações.

Por outro lado, a manual é feita por humanos que gastarão horas fazendo isso. Sim, ela será mais precisa, porém custará infinitamente e o humano cansa, ou seja, tem limites. Já uma ferramenta online transcreve ilimitado, e geralmente sem cobrar mais por isso.

Terceirize Suas Necessidades de Transcrição para a ScriptMe

Um dos serviços de transcrição de áudio mais abrangente no mercado é o ScriptMe. Esse site oferecer serviços de transcrição rápido, com uma precisão gigantesca e preços acessíveis para empresas de qualquer tamanho.

Não perca tempo, principalmente se você for uma empresa pequena, terceirize suas transcrições com a ScriptMe.

O ScriptMe transcreve audio em video automaticamente

A versão desktop do ScriptMe ferece transcrição ilimitada. Com poucos passos você seleciona os arquivos em áudio ou vídeo no seu computador e o resto ele faz a mágica.

Após finalizada a transcrição, os arquivos ficam salvos nas nuvens, não tomando espaço do seu computador e disponível a qualquer momento, onde você estiver, para download.

O ScriptMe transcreve audio em video automaticamente

Quais os benefícios para empresas de Mídia e Comunicação

  1. Ganhe tempo: Gravar alguém falando é algo fácil e irá deixar você focar no mais importante: ouvir o que está sendo dito. Além disso, ao invés de usar um funcionário para gastar horas ouvindo e escrevendo, um software fará isso automaticamente em segundos. Eficiência igual a mais lucros.
  2. Documentação e fácil acesso: Ao transcrever seus áudios em texto, você poderá facilmente documentar reuniões. Com siso, você terá informações salvas para consultas posteriores de maneira prática e fácil. Além disso disso, facilita o acesso para pessoas com deficiência auditiva.
  3. Fácil compartilhamento: Ao invés de arquivos de áudio gigantes, arquivos de textos pequenos que facilitam o compartilhamento. Além disso, é possível até mesmo imprimir o material.
  4. Melhorias no SEO: Se você disponibiliza essas informações na internet, arquivos de áudio ainda não são tão bem indexados como texto. Assim, as transcrições em texto melhorarão o SEO do seu site, facilitando assim a indexação dos mecanismos de buscas.
  5. Reutilização do conteúdo: Além disso, esses áudios convertidos poderão gerar criação de mais conteúdo para blogs, por exemplo. Também poderão ser usados para criação de e-books, material constitucional e muito mais.

Mais quais tipos de empresas dessas áreas irão se beneficiar? Vejam alguns exemplos práticos:

  • Companhias de rádio e TVs: Entrevistas, programas, eventos esportivos, podcasts e muitos outros conteúdos áudio visual podem facilmente se transformar em artigos jornalísticos, legendas para vídeos, ebooks e muito mais.
  • Empresas de produção de conteúdo:  Empresas que produzem conteúdos de áudio e visual, podem expandir os negócios ao criar sites e matérias em blogs para divulgação do trabalho, usando as transcrições de áudio. Também podem usar para distribuir ebooks ou material de marketing.
  • Empresas de comunicação corporativa: Reuniões e treinamentos feitos em grandes empresas, após transcritos, podem gerar atas, relatórios, anotações técnicas, e-mails e até material de treinamento para futuros colaboradores.
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ