Como mostra um relatório vindo da Coréia, um comitê do Congresso dos Estados Unidos apresentou um novo projeto de lei que insta o Pentágono a considerar os riscos à segurança móvel apresentados pelas empresas de tecnologia chinesas ao enviar tropas e armas para o exterior.
O projeto de lei denominado Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2021 foi aprovado pelos Comitês de Serviços Armados do Senado e em breve será colocado em votação. Se aprovado, pode ser usado para forçar os países anfitriões a banir a Huawei ou outras empresas que os Estados Unidos considerem um risco à segurança.
Dado que a Coreia depende fortemente de tropas americanas fortemente armadas para sua defesa, ela poderia ser forçada a banir a Huawei. Isso ocorre porque a LG UPlus, uma das operadoras de rede móvel da Coréia, está usando um equipamento 5G da Huawei.
- Huawei BE 3: Roteador Wi-Fi 7 com ótimo custo-benefício
- HarmonyOS Next: Huawei abandona o Android e tem próprio sistema
- Esqueça iPhone 16, Huawei Trifold é muito mais legal e será lançado amanhã
A LG Uplus usa equipamentos da Huawei em sua rede desde 2013, que agora respondem por mais de 30% de sua infraestrutura total. Embora o governo dos EUA tenha pedido à LG Uplus que pare de usar equipamentos da gigante chinesa, a empresa afirma que é impossível fazê-lo devido aos custos envolvidos.
No entanto, a empresa disse que está usando o equipamento da Ericsson em Pyeongtaek e Uijeongbu, onde as bases militares dos EUA estão localizadas, e suas proximidades. Por outro lado, a Coréia diz que cabe à operadora de rede determinar qual equipamento usar.