Em breve, o Facebook exigirá uma selfie do seu rosto de diferentes ângulos para confirmar seu perfil. A rede social está testando um novo método de verificação de identidade que parece usar a tecnologia de reconhecimento facial para identificar contas falsas.
Leiam também:
- Como excluir o Facebook no celular e PC (desativar e apagar)
- Como fazer backup do Facebook (fotos, mensagens, publicações, etc)
O Facebook tem quase 2,5 bilhões de usuários ativos em todo o mundo e entre eles há muitas contas falsas. Para corrigir esse problema, eles estão testando um novo método de verificação de identidade. Através da câmera do celular, o Facebook irá escanear o seu rosto e exigir a confirmação depois para entrar.
O recurso foi revelado por Jane Manchun Wong, uma desenvolvedora conhecida por detectar recursos em desenvolvimento em aplicativos populares. Ontem, ela postou um GIF em sua conta do Twitter, oferecendo uma visão geral do novo método de verificação de identidade do Facebook. As informações foram confirmadas pelo Facebook.
Facebook is working on Facial Recognition-based Identity Verification, asking users take selfie looking at different directions pic.twitter.com/w4kZHEpDeG
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) November 5, 2019
Especificamente, a rede social desenvolveu uma nova interface que exige que os usuários gravem seus rostos enquanto movem suas cabeças em todas as direções no meio de um círculo, como faria ao configurar o reconhecimento facial de desbloqueio em alguns smartphones.
O objetivo é banir contas falsas operadas por robôs, conforme explicado pelo Facebook no site Venturebeat. Porém, eles negam que se trata de um sistema de reconhecimento facial ou que irão armazenar essas informações dos usuários.
“O método é determinar se é uma pessoa real está acessando a conta ao invés de um bot”. Disse um porta-voz do Facebook. “Ele não usa reconhecimento facial. Mas apenas detecta os movimentos da cabeça e verifica se há um rosto no vídeo”, conclui.
Oficialmente, o Facebook excluirá esses dados. Acreditar nisso são outros quinhentos, afinal, o Facebook não está com uma boa fama no quesito segurança de dados.