Finalmente a Xiaomi lançou seu aguardado smartphone dobrável e chega fazendo parte da linha Mi Mix. O Xiaomi Mi Mix Fold está repleto de recursos inovadores, tanto na parte mais destacada que é sua tela como também nos demais componentes do smartphones.
- Xiaomi Mi 11 Ultra tem duas telas e melhor câmera do mundo
- Xiaomi Mi 11 Lite lançado: o mais fino da história da marca
- Xiaomi revela uma nova identidade visual com novo logotipo e fonte
Xiaomi Mi Mix Fold tem tela interna de 8″ e externa de 6,5″
A tela interna grande é um painel OLED de 8,01″ com proporção 4:3 (resolução 1440p+). É uma tela do tamanho de um tablet e a Xiaomi afirma que é a maior tela em um smartphone dobrável, embora a Huawei possa discordar disso.
Ainda assim, é grande o suficiente para que a Xiaomi tenha ativado um modo desktop com várias janelas ajustáveis. Este modo é lançado com um simples golpe de três dedos.
De qualquer forma, a Xiaomi desenvolveu uma dobradiça em forma de U que é 27% mais leve que as dobradiças usadas por outros dobráveis. O celular foi aberto 200.000 vezes durante os testes de confiabilidade, em seguida, ainda mais para 1 milhão de dobradas.
Leia também:
O painel OLED suporta HDR10+ e Dolby Vision e oferece grande precisão de cores (espaço de cores DCI-P3). O display é avaliado em 600 nits de brilho com um pico de 900 nits.
O display externo do Xiaomi Mi Mix Fold mede 6,52″, é um painel AMOLED com resolução de 840 x 2.520 px. Essa é uma proporção bastante ampla de 27:9. Ao contrário do display interno, este tem uma alta taxa de atualização de 90 Hz, mais taxa de amostragem de toque de 180 Hz. Além disso, é um pouco mais brilhante com 650 nits brilho típico. Suporta HDR10+ e Dolby Vision, além de ter excelente calibração de cores também.
Mi Mix fold é mais do que uma tela dobrável
Essas são boas estatísticas para um produto de primeira geração, mas a câmera ofusca o display em termos de inovação. Em primeiro lugar, este é o resultado de um investimento de 140 milhões de CNY em P&D e esteve em desenvolvimento por dois anos.
O chip de processamento de imagem é o Surge C1 foi desenvolvido pela Xiaomi. Ele executa os algoritmos 3A – Auto Focus, Auto Exposure e Auto White Balance – de forma eficiente em termos de energia.
Ainda mais impressionante é a primeira tecnologia Liquid Lens do mundo na câmera telefoto. É feito de um filme flexível cheio de líquido transparente. Pode mudar sua forma, assim como a lente no olho humano, graças a um motor de precisão. E não se preocupe com o líquido – aparentemente, ele pode funcionar em temperaturas extremas que variam de -40ºC a 60ºC (-40ºF a 140ºF).
A lente oferece ampliação óptica de 3x (distância focal equivalente a 80 mm) e tem um sensor de 8 MP atrás dele, mas não há nenhuma palavra sobre estabilização óptica. A vantagem da lente líquida em relação aos designs tradicionais é a capacidade de se concentrar em apenas 3 cm para fotos macro, bem como focar em objetos distantes para zoom.
A câmera principal tem um sensor de 108MP, o ISOCELL HM2 de 1/1,52″,que fica atrás de uma lente 7P. O sensor suporta binning 9 em 1 para pixels de 2,1 μm, mas esta câmera não tem OIS. A câmera ultrawide tem um campo de visão de 123º e um sensor de 13MP com pixels de 1,12 μm (lente f/2.4).
O telefone é equipado com uma bateria de 5.020 mAh que é dividida em duas células de 2.460 mAh. Suporta carregamento com fio de 67W, que completa uma carga completa em 37 minutos (sem fio embora).
O Xiaomi Mi Mix Fold é alimentado pelo chipset Snapdragon 888, que está ligado a memória RAM LPDDR5 de 3.200 MHz e armazenamento UFS 3.1, a configuração base é de 12/256 GB, então há uma opção de 12/512 GB e um modelo com memória de 16/512 GB.
O alto desempenho é assegurado pelo sistema de resfriamento “tipo borboleta”, uma combinação de uma grande câmara de vapor, gel térmico e várias camadas de folhas de grafite. Ao todo, o Fold possui 22.583 mm² de área total de dissipação de calor. Não é só para o chipset, o sistema de resfriamento também expele calor proveniente das antenas 5G e do sistema de carregamento rápido.
O espetáculo visual da grande exibição é combinado com a experiência de áudio afinada de Harman Kardon. Tem uma configuração de alto-falante quádruplo, algo reservado para tablets até agora. Os quatro alto-falantes super lineares de 1216 têm grandes câmaras “1,34 cc-equivalente”. Eles são impulsionados por amplificadores de 15V, o que os torna 40% mais altos que os alto-falantes Mi 10 Pro (que também usaram o 1216). A Xiaomi desenvolveu um algoritmo de áudio 3D espacial que cria uma experiência imersiva usando os quatro alto-falantes.
A versão padrão do telefone tem uma traseira Gorilla Glass com textura de cerâmica. Há também uma Edição Especial de Cerâmica, que tem uma parte traseira de cerâmica preta (com gravura a laser), além de botões de médio e volume dourados.
Ambas as versões do Xiaomi Mi Mix Fold estão em pré-venda na China ainda hoje. As primeiras unidades estarão disponíveis a partir de 16 de abril. O modelo de 12/256GB começa em CNY10.000 ($1.520/€1.300), o próximo passo é 12/512GB em CNY11.000 e, finalmente, o modelo top end 16/512GB para CNY13.000.