Felca “para internet” ao revelar motivos das lives de NPC do TikTok

Youtuber Felca mostra seu senso crítico e doa todo valor ganho com lives de NPC do TikTok para instituições de caridade
Avatar de André Luiz
23/09/2023 às 14:18 | Atualizado há 9 meses
Felca "para internet" ao revelar motivos das lives de NPC do TikTok 1

A última semana um assunto tomou a internet brasileira: as lives de NPC no TikTok. Se você não sabe do que estou falando, meus parabéns. O Youtuber Felca, vendo o sucesso absurdo que essas lives estavam fazendo resolveu “entrar na onda”. Quem acompanha ele no Youtube achou isso muito estranho, afinal ele sempre foi contra esse tipo de coisa. Mas ontem, em um vídeo no Youtube (veja no final do artigo) ele surpreendeu a todos.

Dando contexto

O que são lives de NPC do Tiktok

Lives de NPC, no meu ponto de vista, foi a coisa mais bizarra que já vi nesses 20 anos onde trabalho com internet. Muitos Tiktokers, vulgo “criadores de contéudo”, ficam imitando personagens digitais pedindo dinheiro em forma de vegetais (?), e fingindo comer. Sim é algo até bizarro de explicar. Não entendeu, se preparem para o vídeo abaixo, tirem as crianças da sala e sinta vergonha alheia pelos próximos dias.

@cortesdelivestk1 #npc #live #livenpc #felca #felcaedit ♬ Animal baby – 上野燿

Quem é Felca?

Felca é o nome artístico do youtuber Felipe Bressanim Pereira. Ele nasceu em Londrina, no Paraná em 1998. Começou no youtuber em 2017 com vídeos de humor comentando sobre assuntos em alta na internet.

Sempre com tom ácido e um jeito peculiar de agir, onde seus seguidores sugerem que ele tem esquizofrenia, em tom de brincadeira obviamente. Atualmente ele tem mais de 3,5 milhões de assinantes no Youtube, foram outros milhões em suas outras redes sociais.

Não é a primeira vez que ele viraliza na internet, há alguns meses atrás ele já havia feito isso depois de publicar um vídeo “testando” a base da influenciadora Virginia Fonseca.

Felca "para internet" ao revelar motivos das lives de NPC do TikTok 6

Depois de passar uma grossa camada da base no rosto, ele brinca falando que não comprou o tom certo e não gostou como ficou na pele.

Eu achei que não está natural. Meu rosto não ficou natural. Não está legal. Ele gruda, o olho ele gruda, eu não estou enxergando. Ele está grudando, está muito ruim, avalia Felca.

O impacto da sua brincadeira com as lives de NPC

No mesmo tom de deboche, ele resolveu fazer lives de NPC no TikTok. A primeira, inclusive, ele também postou o “backstage” no seu canal do Youtube, onde passou maquiagem e se fantasiou de uma garota de algum anime. Obviamente, aqueles que o acompanha, sabe que isso seria algum tipo de sátira ou algo parecido.

Ele não esperava que suas lives fizessem tanto sucesso, ao ponto de dezenas de veículos de notícias no Brasil o entrevistarem e comentar o assunto. Inclusive, até para TV Record ele deu entrevista. E muitos acreditaram piamente que ele entrou na onda para ganhar dinheiro, aproveitando a modinha.

Porém, o impacto foi muito grande. A repercussão dessas lives foi tão grande, de modo negativo obviamente, que o TikTok começou a derrubar esse tipo de live sumariamente, sem explicações.

Do outro lado, dezenas dos pseudos “criadores de conteúdo” que já faziam essa live, acusam o Felca de tirar o ganha pão deles, acusaram ele de “copiar” alguns e assim por diante.

A verdade revelada

Ontem, sexta-feira, Felca finalmente fez um vídeo no seu canal sobre tudo. Ele mesmo disse que não esperava a repercussão do que ele fez. Depois diz claramente que tudo foi feito de uma maneira crítica, inclusive criticando quem faz esse tipo de conteúdo. Citando “envergonham os pais”, “pedem dinheiro”, “perderam a dignidade” e assim por diante.

Além disso, ele respondeu a pergunta que todos fizeram: “Quanto que o Felca ganhou com as lives de NPC”. Mostrando os ganhos, ele faturou mais de R$ 31 mil em apenas 7 lives.

No final ele mostrou que doou todo o ganho para várias instituições de caridade. E termina com uma frase bem interessante:

“Esses influenciadorzinhos, youtuberzinhos que disseram: Nossa, Felca é um gênio, ganhou muito dinheiro, Felca descobriu a fórmula… Nem todo mundo é igual a você”

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ