Quem viveu na década de 80 e 90 deve se lembrar muito bem do comercial da Faber Castell mostrando a música Aquarela do Toquinho e mostrando o lápis de cores da empresa. Para mostrar o poder da caneta S-Pen do Note 5, a Samsung lançou um comercial onde compara ele ao lápis. O comercial também é embalado pela música de Toquinho, conforme o vídeo acima.
O grande segredo da S-Pen é o fato dela não ser algo independente como um “canetinha Stylus” comum, ela conversa com o hardware do smartphone. Na parte frontal do Galaxy Note 5 há sensores eletromagnéticos que detectam quando a S-Pen está apontando para a tela. Só assim, por exemplo, é possível o usuário usar a ferramenta Air View sem tocar a tela. A interação magnética entre a frente do aparelho e a S-Pen é quem consegue fazer à mágica acontecer.
Diferente de uma stylus comum onde a tela só detecta algo encostando e mais nada, como se fosse um dedo, os sensores do Note conseguem descobrir as coordenadas e o ângulo preciso que a caneta faz. Além do principal: eles detectam a pressão aplicada sobre o touchscreen. Com isso é possível variar o traço do risco que você faz.