Um dos melhores celulares custo benefício no último ano foi o Galaxy S20 FE, porém recentemente o Galaxy S21 FE foi anunciado como novo modelo. Será que o salto entre os modelos é tão grande assim? Vale a pena comprar o modelo novo ou o antigo? Vamos responder essas perguntas no comparativo abaixo.
- Samsung anuncia chipset Exynos 2200: Galaxy S22 com ray tracing
- Samsung com escassez de chips Exynos 2200 do Galaxy S22 [rumor]
Galaxy S20 FE vs Galaxy S21 FE
Design e construção
Obviamente o Samsung Galaxy S21 FE se assemelha em aparência com o Galaxy S21, ele possui uma câmera centralizada na parte superior da tela, uma traseira de plástico e uma resistência a água e poeira IP65/68.
Ainda falando sobre o novo modelo, o conjunto de câmera tripla está posicionada na traseira no canto superior esquerdo, todo o dispositivo mede 155,7 x 74,5 x 7,9 mm e pesa 177 gramas.
Já o Samsung Galaxy S20 FE imita o design do modelo Galaxy S20. Assim como o novo modelo, ele possui uma câmera centralizada na parte superior da tela, e uma traseira de plástico que permite impermeabilização.
- Galaxy S20 FE continuará recebendo atualizações mensais
- Galaxy S20 FE ganha atualização de agosto, veja como fazer
- Galaxy S20 FE Exyno ganha atualização com One UI 5.1
Ainda falando sobre a parte traseira o Galaxy S20 FE, possui um conjunto de câmera tripla no canto superior esquerdo. Porém diferente do Galaxy S21 FE, a caixa de câmera do Galaxy S20 FE se assemelha mais com uma ilha. O dispositivo mede 159,8 x 74,5 x 8,4 mm e pesa 190g.
Sendo assim, nesse primeiro comparativo podemos concluir que o Galaxy S21 FE é mais curto, fino e leve do que o Galaxy S20 FE.
O modelo novo está disponível nas cores verde-oliva, lavendar, grafite e branco. Já o Galaxy S20 FE está disponível nas cores azul, vermelho, lavanda, menta, branco e laranja.
Tela
O Samsung Galaxy S21 FE possui uma tela de 6,4 polegadas com resolução Full HD+, a taxa de atualização variável é de 120 Hz, característica principal da linha Galaxy S21. A tela é plana e é um painel Super AMOLED com suporte para HDR, assim como o S20 FE. A taxa de amostragem de toque no modo jogo é de 240 Hz.
Já o Samsung Galaxy S20 FE possui uma tela de 6,5 polegadas Super AMOLED e possui a mesma resolução Full HD+, a taxa de atualização da tela é de 120 Hz. Ela não é variável e a taxa de amostragem de toque não é mais rápida do que do novo modelo.
Podemos concluir que as diferenças entre as telas não são tão distantes assim. Entre as principais podemos apontar somente a diferença entre os tamanhos de tela, que também não é tão grande assim.
Câmeras
O Samsung Galaxy S21 FE possui um conjunto de câmeras tripla, com a principal sendo de 12 megapixels com uma abertura de f/1.8 com estabilização ótica de imagem (OIS), o sensor ultra wide é de 12 megapixels com abertura de f/2.2 e por último um sensor telefoto de 8 megapixels com abertura f/2.4.
A câmera possui tecnologia 30X Space Zoom com recursos de Zoom Lock, Dual Recording e outras coisas que são padrão como Modo Noturno e Modo Retrato.
O Galaxy S20 FE também possui um conjunto de câmeras tripla, com a principal sendo de 12 megapixels com abertura f/1.8, pixels de 1,8µm e estabilização ótica de imagem. A lente telefoto é de 8 megapixels com abertura f / 2.4, pixels de 1,0 µm, OIS e um sensor ultra wide de 12 megapixels com abertura f / 2.2 e pixels de 1,12 µm.
Nas câmeras frontais, o Galaxy S20 FE possui um sensor de 32 megapixels com abertura f/2.2. O S21 FE também possui uma câmera frontal de 32 megapixels com abertura f / 2.2. Mais uma vez as diferenças não são tão grandes assim, porém ao se comparar os recursos, algumas coisas podem interessar algumas pessoas em específico.
Hardware e desempenho
O Samsung Galaxy S21 FE possui o chipset Qualcomm Snapdragon 888, ou o Exynos 2100 dependendo da região que você vive. Ele possui modelos de 6 ou 8 GB de memória RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento, o dispositivo é 5G e roda Android 11, além de não ter suporte para microSD.
Já o Galaxy S20 FE possui um modelo 5G com Qualcomm Snapdragon 865, e outro modelo 4G com Exynos 990. Além disso podemos encontrar versões 6 ou 8 GB de memória RAM, ambos com 128 GB com suporte para microSD.
Lembrando que o modelo Exynos 990 já se envolveu em muitas polêmicas, devido a travamentos e desempenho não tão bom assim e super aquecimento do dispositivo.
Nesse comparativo as diferenças já ficam mais claras, o Galaxy S21 FE sai na frente em alguns pontos como seu processador e armazenamento, porém fica para trás em não possuir suporte para microSD. O S20 FE possui um bom processador e suporte para microSD, porém não chega a ultrapassar o modelo mais novo.
Bateria
A diferença na bateria é nula, os dois casos possuem 4.500 mAh com carregamento rápido de 25W via cabo e de 15W sem fio. A recarga reversa também pode ser encontrada nos dois modelos. Mesmo não possuindo diferença nenhuma, a performance pode ser diferente devido ao processador e todas as outras especificações.
Qual é o melhor?
Em todo o comparativo ficou claro que as diferenças entre os modelos existem, porém não são saltos tão gigantescos. Mas tem uma coisa que não vimos nesse comparativo que pode fazer uma grande diferença na hora de comprar, que são os seus valores.
O Galaxy S20 FE pode ser encontrado pelo valor médio de R$ 2.089,00 o que torna o dispositivo um grande custo benefício. Ao analisar todos os recursos que já vimos nesse comparativo, o valor dele está bem em conta, diferente do novo modelo Galaxy S21 FE.
Por se tratar de um modelo novo, é bem claro que o valor não seria tão baixo assim. Ao realizar a busca nas lojas é possível encontrar o Galaxy S21 FE pelo valor médio de R$ 4.000,00.
Lembrando que o Galaxy S20 FE também não possuía um bom valor em seu lançamento, então se o Galaxy S21 FE tiver uma queda de preço pode valer a pena investir nele. Por enquanto dentre as duas opções, o melhor custo benefício para comprar é o Galaxy S20 FE.