Google cria ‘Portal’ com notícias sobre COVID-19

Portal mostra todas as notícias sobre o Covid-19 e mostra links para sites com respostas das principais perguntas que o público faz no buscador.
Avatar de André Luiz
18/01/2021 às 19:55 | Atualizado há 3 anos
Google trends perguntas sobre o covid-19

Através da plataforma Google Trends, o Google lançou um novo portal onde são reunidas todas as notícias publicadas sobre o COVID-19, principalmente sobre as informações sobre a campanha de vacinação nacional que começou hoje (18) no Brasil.

Dentro do portal, é possível conferir as principais tendências de buscas sobre o assunto, principalmente sobre as vacinas aprovadas em caráter emergencial no Brasil: a CoronaVac e AstraZaneca.

Entre as buscas mais feitas nas últimas horas no Brasil, estão “quando a Fiocruz deve começar a produzir a vacina da universidade de Oxford“; “Calendário da vacina Coronavirus no Brasil“, “o que significa eficácia global de uma vacina” e outras perguntas relacionadas.

A página é dividida com painéis com diferentes buscas. Por exemplo, há um painel somente com notícias relacionadas ao site que o governo de SP criou para as pessoas fazerem um pré-cadastro para ser vacinado (não é um agendamento). A busca com mais números é o termo “Vacina já”, em referência ao site chamado https://www.vacinaja.sp.gov.br/.

covid-19 vacina

Dentre as vacinas, sem surpresa, a CoronaVac é mais procurada. A vacina criada pelo laboratório chinês SinoVac é assunto; tanto de pessoas contras, como a favor do uso da mesma.

Abaixo relacionamos as principais perguntas que estão em ascensão envolvendo o COVID-19 e suas respostas.

Quando a Fiocruz deve começar a produzir a vacina da universidade de Oxford

O governo do RJ divulgou um comunicado afirmando que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve começar a produzir no dia 20 as primeiras doses da vacina contra COVID-19 da Universidade de Oxford, elaborada em parceria com o laboratório AstraZeneca.

Calendário da vacina Coronavirus no Brasil

A primeira fase de vacinação será divididas em quatro grupos e deve terminar no primeiro semestre. A ordem será a seguinte:

  1. A vacinação começou hoje pelos trabalhadores da área de saúde. Indígenas aldeados em terras demarcadas, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas de 75 anos ou mais também devem receber a vacina nessa primeira fase.
  2. Idosos entre 60 e 74 anos.
  3. Pessoas com comorbidades, ou seja, com doenças que podem agravar a situação de saúde da pessoa em caso de uma contaminação com o Sars-Cov-2, o vírus que causa a COVID-19.
  4. Trabalhadores da educação, população em situação de rua, membros das forças de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e transportadores rodoviários de carga e funcionários do sistema prisional e população carcerária.
  5. Público em geral.

Quando chega a vacina da Índia

Depois do adiamento, não há uma data especifica que governo se limita a dizer “próximos dias”.

Quem pagou a vacina CoronaVac

Segundo o governador do estado de São Paulo, João Dória, foi com recursos do governo estadual, por outro lado, o Ministro da Saúde diz que foi recursos federais (pago pelo SUS). Segundo o portal R7, o ministro mostrou documentos provando isso.

O que significa eficácia global de uma vacina

A eficácia global é o potencial em reduzir o risco de alguém desenvolver a COVID-19. Esse é o dado que a Anvisa irá considerar na hora da aprovação de uma vacina. A CoronaVac teve um índice criticado de 50,4% nesse caso. Há ainda dois outros índices sobre a vacina chinesa: índice de 78% para prevenção de casos leves de coronavírus e o de 100% para casos moderados e graves da doença. Apenas para entender, o pesquisador Hugo Fernandes, da Universidade Estadual do Ceará, brincou em seu Twitter: “O avião tá caindo. A maioria vai sobreviver, mas vários vão morrer. Você recebe um paraquedas que te dá 100% de certeza de sobreviver; uma chance 78% menor de quebrar o pé e 50% menor de arranhar a bunda. Essa é a comparação honesta com a Coronavac. Sim, aceito o paraquedas”.

 

 

Acessem aqui o portal do Google Trends  com todas as informações sobre o COVID-19 nos principais sites brasileiros. Tire dúvidas sobre a vacinação, fabricantes, e respostas sobre as mais variadas perguntas sobre o tema.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ