Uma das mais famosas funções da Alexa, usada nos alto falantes inteligentes da Amazon, são as Skills; tarefas feitas com apenas um comando de voz. Mas, o que muita gente não sabe, é que o Android possui as Rotinas do Google Assistente, que possuem função semelhante. O problemas é que a função é um pouco escondida. Mas iremos te mostrar agora.
O que são as rotinas do Google Assistente?
As Rotinas do Google Assistente são funções feitas com um comando de voz pré-estabelecido no Google Assistente. Com apenas um comando, a assistente poderá realizar diversas funções simultaneamente.
Vamos dar um exemplo. Existe um comando chamado “Estou saindo”. Através desse comando, você pode, por exemplo, desligar as luzes da sua casa; suas TVs, armar um alarme, etc., ou seja, você poderá desligar tudo que estiver na sua casa conectada quando sair de casa.
Ah! mas eu não tenho uma casa conectada ou outros equipamentos! Ai que é a parte legal. As rotinas estão atreladas ao seu celular, ou seja, você pode criar rotinas dentro dele também; como ativar alarmes, ativar/desativar conexões, ler as notícias , etc. Tudo com apenas um comando.
- Ok Google configurar meu aparelho: veja como usar o comando
- Como ativar o Ok Google + dicas que você nem imagina
- 15 coisas que o Google Assistente faz que você provavelmente não sabe
Como usar ou criar uma Rotina no Google Assistente
Como já dito, as rotinas do Google são feitas diretamente pelo aplicativo Google Assistente. Ela também pode ser acessada pelo app Google Home, mas é meio redundante usar ele, pois, no fim das contas ele também irá abrir o app Google Assistente.
Fala o seguinte para achar as rotinas do Google:
- Abra o Google Assistente. Pode ser direto pela gaveta de aplicativos, ou através da página Discovery na Home do seu celular;
- Clique no seu Avatar da conta do Google, no canto superior direito;
- Clique em Configurações;
- Agora em Google Assistente;
- Clique em Assistente e depois em Rotinas.
Dentro da aba Rotinas, você já irá ver váris comandos pré-estabelecidos, como Bom dia; Hora de dormir, Saindo de casa e outros. Clicando em uma delas, será possível ver também algumas funções já prontas. Mas também é possível criar outras.
Vamos dar um exemplo de como criar uma rotina. Suponhamos que você quer que o seu Google Home faça várias ações assim que você chega em casa. Iremos chamar de “Cheguei“.
Assim que você chegar em casas, através de um comando, seu Google Home irá acender as luzes, tocar uma playlist do Spotify chamada Rock Clássico e ler as notícias. Siga os passos a seguir:
- Clique em Adicionar uma rotina;
- Agora clique em Adicionar comandos e escreva “Cheguei“;
- Agora, na aba Assistente, clique em Adicionar ação e escreva: Ligar luz da sala e depois clique em Adicionar;
- Adicione mais uma ação com o comando “Tocar Playlist Rock Clássico” e depois outra ação com “Ler notícias do dia“.
- Agora, clique em Salvar e pronto.
Quando você chegar em casa, basta dizer “Ok, Google, Cheguei” que ele irá executar todas essas rotinas.
Google Rotinas traz possibilidades infinitas
O que ensinamos acima foi apenas um pequeno e simples exemplo do que as Rotinas do Google Assistente pode fazer. Vale a pena fuçar um pouco no app e descobrir vários comandos já prontos que serão bem úteis.
Lembrando que quanto mais equipamentos conectados em sua casa você tiver, mais completas serão suas rotinas. Hoje em dia, é possível comprar kits de lâmpadas e interruptores bem baratos no Brasil. A Positivo, por exemplo, vende kits interessantes.
O Google Home já está sendo vendido oficialmente no Brasil, o Google anunciou a segunda versão, o Google Nest Mini em outubro, e hoje custa na faixa dos R$ 300.
Ter uma casa completamente conectada hoje em dia está cada vez mais acessível, deixando assim apenas a criatividade – e bolso – dos usuários automatizarem cada vez mais suas rotinas.