Não é de hoje que os invasores de computadores, conhecidos como hackers, tem se tornado o principal medo de quem está começando a migrar para o mundo tecnológico.
- Hacker ransforma um Game Boy Advanced em um Playstation
- Como fazer backup vai proteger seus dados de ataques hackers
Mas seria correto afirmar que todo hacker é um vilão? Neste artigo iremos esclarecer o que é um “hacker”, o que ele faz e qual a diferença dele para com um cracker.
O que é um Hacker?
Quando tratamos de hacker costumamos o associar a qualquer assunto atona sobre invasões ou obtenção de dados em sistemas tecnológicos. Embora você esteja com o raciocínio correto, não significa que todos são criminosos cibernéticos.
Muitas vezes, pessoas que se alto intitulam hackers, são programadores com um alto conhecimento de programação e sistema operacionais que vivem por encontrar falhas de segurança em sistemas de empresas grandes.
Essas empresas que por sua vez reconhecem o erro no sistema, dão uma quantia em dinheiro a quem encontrou o erro e deu informações para que a empresa rapidamente contornasse o problema.
Outros trabalham com o intuito de restaurar programas ou dados que possam estar criptografados, fazendo uma engenharia reversa ou invadindo o banco de dados afim de recuperar esse programa.
Outras vezes, encontramos aqueles hackers que buscam por “ideais” maiores como, por exemplo, temos os Anonymous, que embora o trabalho deles sejam contra lei em muitos países, foram responsáveis por expor a verdade de muitos escândalos.
O que faz um hacker?
Basicamente eles passam a maior parte do tempo procurando brechas em sistemas, para isso é necessário um conhecimento aprofundado da parte do hacker, em sistemas operacionais e programação.
Graças a padronização dos sistemas operacionais Microsoft, o Windows, em específico, é hoje a plataforma mais fácil para invadir.
É claro que uma invasão necessita de algum tipo de conexão com o aparelho, sistema ou site para os hackers terem uma abertura para então conseguir se aproveitar da brecha.
Mas como falamos em hackers não podemos dizer que eles são os vilões da história, ele apenas ganha a vida fazendo essas invasões para relatar brechas nos sistemas de seguranças entre outras coisas. Mas que seria os vilões da história?
Hackers e Crackers: Qual a diferença?
Hackers
Como você pode ver acima, esses caras são uma espécie de “Robin Hood” que fazem invasões com o propósito para obter mais conhecimento a partir dele.
Eles geralmente encontram brechas no sistema e buscam ajudar na solução desses pontos fracos do sistema. Geralmente, esses invasores do bem, são programadores que tem um grande conhecimento sobre sistemas operacionais e programação.
São pessoas que não procura danificar sistemas ou dados com a intensão de prejudicar os outros, apenas buscam solucionar seus problemas. Em contrapartida, temos:
Crackers
Crackers são uma espécie de pessoas ruins, os vilões do mundo tecnológico. Essas caras quebram ou violam o sistema, ou um computador remotamente com más intenções, de modo a prejudicar os dados ou roubá-los.
Crackers destroem dados ganhando um acesso não autorizado à rede. Sempre procuram esconder seu IP, pois fazem todas essas invasões as escondidas, sabendo que estão fazendo coisas ilegais.
Ignoram senhas de computadores e sites de mídia social, pode roubar seus dados bancários e transferir dinheiro do banco, esses são os verdadeiros piratas da internet.
Geralmente não possuem um grande conhecimento em sistemas ou programa, utilizam de ferramentas criadas por terceiros para se aproveitar de falhas ou tirar vantagem de um software em específico.
Agora você sabe diferenciar os mocinhos dos caras maus. Um ponto interessante que não fora destacado aqui é que um hacker pode adquirir certificação que comprova ser um especialista em brechas de sistemas.
Agora crackers são apenas pessoas mal-intencionadas que não buscam reconhecimento sobre seus ataques, nem querem um certificado para tal.