Hacker “transforma” um Game Boy Advanced em um Playstation

Uma placa modificada transforma o GBA em um "Zumbi" e depois emula jogos do Playstation
Avatar de André Luiz
24/11/2021 às 14:47 | Atualizado há 2 anos
Hacker "transforma" um Game Boy Advanced em um Playstation 1

Rodrigo Alfonso produz vídeos com qualidade de imagem que não é das melhores, o oposto de suas habilidades hacker, pelo menos pelo que mostrou no último vídeo que postou no Youtube. Ele simplesmente fez um Game Boy Advance rodar jogos do Playstation 1 em 3D.

Os jogos rodam perfeitamente, tanto em velocidade como em gráficos. Que fique claro que ele não transformou de fato o Game Boy em um Playstation, afinal isso seria impossível (ou não?).

Ele “apenas” transformou o mini console de 20 anos da Nintendo em um Zumbi, isso mesmo: um Zumbi. Todo o “cérebro” do console passou a ser um projeto baseado em Raspberry Pi 3 que passou a usar os controles e a tela do Gameboy, e a carcaça obviamente.

A carcaça que foi impressa em 3D, de maneira bem caseira se transformou em um cartucho de Gameboy que se conecta ao console, embora seja bem mais volumoso, garante uma boa jogabilidade.

YouTube video

Uma das melhores características do GBA foi que ele permitiu que dois portáteis fossem conectados para a jogabilidade multiplayer, mesmo que apenas um sistema tivesse o cartucho real do jogo. Os hackers há muito tempo descobriram como esse recurso multiboot funcionava, e Alfonso o usa para enviar uma transmissão de vídeo de 240×160 (a resolução limitada da tela do GBA) através da porta de link do Game Boy Advance.

Alfonso também compartilhou um vídeo sobre como tudo foi construído, e o código personalizado necessário para ser executado no próprio GBA está disponível para download em sua página do GitHub.

E enquanto o cartucho personalizado funciona em um Game Boy Advance não modificado, o GBA apresentado nesses vídeos tem duas atualizações: uma tela LCD retroiluminada, bem como um hardware extra que potencialize a CPU do portátil para aumentar a taxa de dados através da porta de link, melhorando a taxa de quadros transmitido e a jogabilidade da configuração.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ