Em entrevista ao Le Point da França, O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, afirmou que o sistema HongMeng OS ainda não pode competir com o Android ou iOS simplesmente porque não tem aplicativos suficientes.
Já havíamos comentado, um sistema sem aplicativos significaria vendas diminuídas drasticamente, afinal, esse motivo causou o fim do Windows Phone. Agora, o próprio CEO da Huawei, afirma que seu sistema HongMeng OS, possível substituto do Android, devido às brigas com os EUA, ainda não conseguiria competir com hegemonia do Android e o iOS.
Segundo a entrevista, a verdade é que o Hongmeng OS não está sendo desenvolvido para substituir o sistema operacional do Google. Ele disse que “não é projetado para telefones como todo mundo pensa”.
Embora seja possível que a Huawei construa uma interface de smartphone no seu Hongmeng OS, esse não é e nem nunca foi seu objetivo principal. Ele foi originalmente projetado para garantir que as redes de telecomunicações funcionem corretamente.
- Huawei BE 3: Roteador Wi-Fi 7 com ótimo custo-benefício
- HarmonyOS Next: Huawei abandona o Android e tem próprio sistema
- Esqueça iPhone 16, Huawei Trifold é muito mais legal e será lançado amanhã
Com sua latência de 5 ms, é adequado para ambientes IOT – ou carros autônomos – onde informações, comandos e respostas precisam fluir rapidamente.
O objetivo do sistema operacional “é habilitar um mundo onde tudo está conectado e inteligente”, e tem o potencial de reduzir ainda mais a latência para abaixo de 1ms no futuro.
Para o consumidor, porém, é nos smartphones que ele poderia ser implementado de forma mais óbvia. No entanto, a Huawei ainda espera que isso nunca aconteça.
No passado, a empresa não fez segredo do fato de que quer continuar trabalhando com parceiros como Google e Microsoft, construindo dispositivos para rodar no Android e Windows, respectivamente.
Há uma boa razão para isso: ele não tem uma alternativa forte o suficiente para competir com a App Store ou a Google Play Store no celular. O Hongmeng OS não possui um ecossistema construído em torno dele. É apenas um sistema técnico para operar redes. E assim, “levará muitos anos” para construir um ecossistema que se aproxime para replicar isso.
Eles esperavam, inclusive, que ele não venha a equipar smartphones. Declarações recentes do presidente Trump, sugerem que os EUA poderiam amenizar um pouco as coias com a Huawei. Porém, logo em seguida, o departamento de comércio americano disse que nada mudou. Ou seja, ainda não se sabe exatamente o que irá acontecer.
Via Pocket lint