Com a sanção dos EUA restringindo seriamente as atividades de Huawei em seus planos de implementação de seus smartphones devido à enorme escassez de chips, a empresa tem buscado alternativas inovadoras para superar o bloqueio de chips e está programada para lançar a série P50 em abril de 2021. Os modelos devem vir em quantidades limitadas principalmente devido ao bloqueio de chips pelo governo dos EUA.
A parte interessante do próximo lançamento é o relatado lançamento do tablet Huawei MatePad Pro 2 5G também em abril de 2020. O tablet MatePad Pro 2 5G é o tablet 5G carro-chefe da Huawei, oferecendo funcionalidade de ponta e ótimos recursos. Alimentado pelo chipset de ponta Kirin 9000, o MatePad Pro 2 5G seria executado no sistema operacional PadOS, que foi desenvolvido ao longo das linhas do sistema operacional HarmonyOS desenvolvido pela Huawei.
Os relatórios dizem que duas versões do tablet 5G estarão disponíveis no lançamento – uma com uma tela Hua Xing de 12,2 polegadas e um segundo modelo com uma tela Samsung de 12,6 polegadas. Os dois modelos têm uma taxa de atualização de 120 Hz, junto com uma bateria que deve ser mais potente do que os smartphones anteriores lançados pela Huawei.
Fontes internas dizem que na tentativa de superar as restrições debilitantes dos EUA, a Huawei usará uma versão mais leve do chipset Kirin 9000 (chamado Kirin 9000E) no modelo P50. A principal diferença entre os dois chipsets está na Unidade de Processamento Neural (NPU). Enquanto o NPU do Kirin 9000 tem dois núcleos grandes, o do Kirin 9000E mais leve tem um único núcleo grande. Além disso, ambos os chips têm a GPU Mali-G78, mas com 24 núcleos para o Kirin 9000 e 22 núcleos para o Kirin 9000E. Não podemos dizer com certeza se o MatePad 2 5G será lançado igualmente com um Kirin 9000E sob o capô.
Leia também: