O pessoal do DxOMark publicaram hoje (26) os testes com o novo Huawei Mate 30 Pro e, conforme esperado, ele assumiu a liderança deixando o Galaxy Note 10 para trás. No total, o Mate 30 Pro obteve 121 pontos no teste de câmera, quatro pontos a mais que o Galaxy Note 10 Plus 5G. Quatro pontos é muito importante no DxOMark. O telefone também pontua 100 em vídeo, ficando logo atrás da pontuação de 101 do Note.
Nos testes, o DxOMark observa alguns pontos fortes para o Huawei Mate 30 Pro. A exposição geral é aparentemente excelente, assim como os recursos de zoom e sua capacidade de tirar fotos à noite. A análise também destaca uma grande revisão do software de processamento da Huawei, produzindo resultados superiores em comparação ao já excelente Huawei P30 Pro.
Se o Mate 30 Pro tem algum ponto fraco, é sua câmera selfie. Ele possui 93 em comparação ao Note 10 Plus 5G com 99. Mesmo assim, as melhorias foram notáveis na gravação de vídeos, HDR e cores o que o aproxima dos cinco primeiros.
Em suma, o Mate 30 Pro é o melhor e mais completo smartphone para fotografia móvel existente. Afinal, obteve o primeiro lugar em cerca de 70% de todos os testes do DxOMark.
Apesar de apresentar o mesmo hardware da câmera principal do Huawei P30 Pro, a Huawei conseguiu melhorar notavelmente a qualidade da imagem com o Mate 30 Pro. Isso ocorre devido a alterações na cadeia de processamento que converte os dados do sensor RYYB em uma imagem RGB. A Huawei também implementou técnicas de processamento de IA mais avançadas desta vez. O Mate 30 Pro oferece um ruído excepcionalmente baixo e grandes quantidades de detalhes com sua câmera de 40MP.
As alterações mais notáveis produzem melhor reprodução de cores em cenários HDR, nos quais o P30 Pro costumava parecer levemente desbotado. Como resultado, o balanço de branco da câmera também melhorou.
Há uma grande mudança de hardware entre o Huawei Mate 30 Pro e o P30 Pro: a câmera telefoto. A P30 Pro oferece um zoom óptico de 5x líder do setor, enquanto o Mate 30 Pro volta ao nível de zoom óptico de 3x. No entanto, essa alteração aparentemente resulta em uma melhor experiência geral.
Em níveis de zoom entre 2x e 4x, o Huawei Mate 30 Pro tira as fotos mais bonitas. Acima de 5x, o zoom hibrido do P30 Pro continua imbatível. Por fim, a maioria dos usuários provavelmente não usa o zoom entre 3 e 5x, tornando os dois celular bastante comparáveis.
Por fim, o novo sensor para efeito bokeh, tem ajuda de informações combinadas de todos os outros sensores, produzindo um desfoque mais preciso. A câmera também pode calcular com precisão a profundidade mesmo com o zoom, algo que outras câmeras não podem fazer.
Com software e pós-processamento cada vez melhores, a Huawei parece estar aproveitando ao máximo seu impressionante pacote de hardware.
É uma pena que o aparelho esteja “preso” por não ter cesso aos aplicativos do Google, devido à briga dos EUA com a Huawei. Caso contrário, os entusiastas da fotografia móvel provavelmente considerariam o Mate 30 Pro uma compra irresistível. Mas, sem Google, dificilmente ele será opção frente ao Galaxy Note 10 Plus.