Huawei P40 será o primeiro com HarmonyOS no lugar do Android

Empresa poderá usar seu plano B ao lançar o Huawei P40, isso se os EUA não voltar atrás e liberar o uso dos aplicativos do Google
Atualizado há 5 anos
Huawei P30 pro

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Hoje ficamos sabendo que o Mate 30 Pro não será o primeiro smartphone da Huawei rodando o sistema HarmonyOS, mas agora, novos rumores já indicam quem fará isso: o Huawei P40. Confiram os detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de tudo, vamos lembrar que o HarmonyOS é o sistema da Huawei que irá ser usado em vários equipamentos, como resposta as sanções que os EUA vem aplicando na empresa chinesa, que não pode usar mais nada de empresas americanas, como os aplicativos do Google, por exemplo. Ele já foi, inclusive, usado em uma TV da subsidiária Honor, lançada no mês passado.

Diferente do que alguns pensam, a Huawei pode continuar usando a versão AOSP do Android, que é um software de código aberto. O problema, na realidade, são os aplicativos do Google que são essenciais em todos os países, com exceção da China. Ninguém usa um Android sem a loja Play Store ou aplicativos como o Gmail, ou Youtube, etc; e são justamente eles que a Huawei não pode usar.

HarmonyOS ainda é um Plano B

richard yu

Segundo o CEO da Huawei, Richard Yu, o Huawei P40 deverá ser o primeiro smartphone a chegar com o HarmonyOS, mas ainda não é uma decisão definitiva. Eles ainda esperam uma “aliviada” do governo americano a respeito. Vale lembrar que empresas americanas, como a Microsoft e o Google, já acusaram o governo Trump de estarem sendo “antiamericanos” com respeito as punições contra a Huawei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Huawei pode perder muito com falta do Google Apps

A situação em si, irá prejudicar bastante a Huawei. Analistas da própria empresa já apontaram para quedas gigantes nas vendas fora da China. Embora o HarmonyOS talvez não prejudique as vendas na China, onde os apps do Google já são proibidos, em outros países é difícil imaginar alguém usando um sistema novo que não seja Android ou iOS.

Via Xataka

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.