Na briga que nunca acaba entre Huawei e EUA, onde a chinesa não sabe se poderá, ou não, usar os aplicativos e serviços do Google, um novo capítulo surgiu. De acordo com alguns rumores, a Huawei estaria considerando usar dois sistemas operacionais em seus smartphones: o Android e o Harmony OS, seu próprio sistema.
Alguns meses atrás, a Huawei apresentou seu próprio sistema operacional, o Harmony OS. Um software que seria compatível com todos os seus dispositivos. E isso, de fato, já está funcionando nas TVs Honor e Huawei. Mas, a realidade é que ainda levará alguns anos para estar pronto e completo para smartphones.
Este fato foi confirmado pelo CEO do fabricante chinês. Ren Zhengfei, que em entrevista à revista Fortune disse que “levará dois a três anos para ter um sistema operacional disponível em smartphones”.
De acordo com o portal Huawei Advisor, o fabricante chinês consideraria instalar o Harmony OS em todos os smartphones, juntamente com o Android. A ideia seria permitir uma dual boot, como o que podemos ter em nossos computadores Windows e Linux, por exemplo. Para que o usuário possam escolher qual dos dois deseja usar a qualquer momento.
Vale ressaltar que, recentemente, os EUA apontou que talvez irá liberar algumas empresas chinesas para negociar novamente com as empresas americanas, embora não tenha citado o nome da Huawei.