Impressora 3D é algo que vem se popularizando e está se tornando algo comum. Embora há quem já tenha uma, a grande maioria não conhece essa tecnologia.
Para ajudar, criamos esse artigo onde explicaremos quais os tipos e quais são as melhores impressoras 3D, além dos locais para comprar, não só ela mas também seus filamentos.
- Impressora 3D, vale a pena? Vejam 4 motivos para comprar
- Guia de primeiros passos, melhores impressoras 3D, dicas
- Como imprimir vários arquivos no Windows 10 de uma vez
Tipos de impressora 3D
Os tipos de Impressora 3D são três por enquanto, abaixo vamos explicar sobre cada uma delas e como funcionam.
Fused Deposition Modeling – Modelagem por Fusão e Depósito (FDM)
O FDM é o modelo mais comum que funciona de uma maneira simples. Ele permite a criação e o desenvolvimento do objeto que você vai imprimir por meio de um software de computador. Esses softwares normalmente são dedicados a criação de objetos em três dimensões. Não existe limite para o que você possa criar.
Leia também:
Assim que você terminar de criar, terá de enviar o objeto pronto para o software da impressora. Depois que enviado será necessário definir algumas coisas, como as dimensões do objeto e a espessura das camadas do objeto. Quanto mais detalhes você definir corretamente, melhor será a qualidade da impressão do objeto. Mas tenha em mente que quanto mais detalhes, mais vai demorar na hora de imprimir.
Depois de terminar esse passo que vimos, o software da impressora vai juntar todos os dados e vai fatiar o objeto em várias camadas. Depois disso a impressora inicia a impressão.
Vamos entender agora sobre o processo de impressão desse tipo de impressora. Na própria impressora, existe um injetor de material, que aquece e puxa o filamento plástico que fica enrolado em uma bobina. Conforme o mecanismo derrete o material, ele injeta na base, e vai se movimentando até criar cada uma das camadas, corretamente.
Depois de pronto, os mecanismos se posicionam novamente e iniciam a próxima camada, até que o objeto fique pronto. Isso normalmente não é rápido, vai depender muito do que você esta imprimindo e da qualidade do objeto. Esse é o tipo de impressora mais comum, ele é usado por pessoas que querem um processo simples que pode ser executado na própria casa.
Selective Laser Sintering – Sinterização Seletiva a Laser (SLS)
A SLS já possui diferenças com o modelo anterior, principalmente por ser um modelo mais robusto. A principal diferença é que em vez de depositar camada por camada, a máquina utiliza laser para esculpir os objetos. Ela pode esculpir em plástico, metal ou outros materiais.
Depois de esculpir o objeto no seu computador envie para a impressora. Antes de iniciar o processo será necessário preencher a câmara de impressão com os materiais necessários o que inclui um pó que a máquina usa. Depois de todos os ajustes realizados a máquina vai nivelar a base. Um laser de altíssima potência será projetado no pó e o material vai entrar em fusão criando uma camada.
Assim que finalizado essa camada, a máquina vai passar um rolo sobre a nova camada, inserindo mais pó e criando uma nova camada. E assim a máquina vai usando o laser para criar seu objeto. Quando finalizado é necessário remover todo o pó do objeto. Lembrando que o excesso do material pode ser reutilizado depois.
Assim como o outro método, a qualidade e o tempo vai variar dependendo do objeto e dos detalhes dele. Os benefícios desse método de impressão é que você pode usar diferentes materiais, além disso pode imprimir objetos coloridos e com partes móveis. Porém essas máquinas são mais caras e as resinas necessárias também não são baratas. Ou seja esse tipo de máquina pode não ser tão acessível.
Stereolithography – Estereolitografia (SLA)
O SLA é bem semelhante ao método de impressão anterior. Depois de realizado todos os passos de criação que já detalhamos, o software da impressora vai fatiar o modelo em várias camadas e iniciar o processo. Esse tipo de impressora, usa um líquido especial, uma resina plástica que funciona com luz ultravioleta.
O laser da máquina é projetado nesse liquido que vai se solidificando somente no lugar que for projetado. A máquina vai então ajustando a base e criando cada camada desse modo. Depois de concluído, remova o excesso do líquido e insira em um tipo de forno com luzes ultravioleta. Assim o processo será finalizado com a máxima qualidade do produto. Esse equipamento cria modelos complexos e resistentes de maneira rápida.
Impressora 3D preço: onde comprar?
Não é tão fácil encontrar esse equipamentos por um preço muito acessível. Mas existem alguns lugares que oferecem Impressoras 3D por um preço um pouco mais baixo que o convencional. Vamos ver abaixo, algumas opções de compra para você.
Como já dito, algumas impressoras não são acessíveis, então nessa parte do artigo, só vamos sugerir modelos com preços baixos.
1. Impressora 3D Creality Ender-3 Printer
A impressora 3D Creality Ender-3 é uma das melhores impressoras 3D FDM. Ela possui muitos recursos, e é mais simples do que os outros modelos, porém também é mais acessível. O site que recomendamos acima é o Kabum, porém no outro tópico, veremos a mesma impressora por um preço menor. Então se por algum motivo você não queira comprar nessa opção, pode continuar pesquisando na próxima.
2. Impressora 3d Creality – Modelo Ender 3
Aqui temos o mesmo modelo da anterior, porém por um preço mais baixo. Mas vai depender de sua localização, pois o frete pode ser bem alto. Então faça a comparação do equipamento nos dois sites. E escolha a melhor opção de impressora FDM para você. Como já tínhamos falado, esse é o modelo mais barato, e mais simples. Voltado para aqueles que querem se divertir em casa brincando com a Impressora 3D.
3. Impressora 3D Resina Anycubic
Esse modelo de impressora já é diferente dos que falamos, ela se trata do modelo SLA. Caso queira saber mais sobre o método de impressão dela, basta ver as coisas que falamos acima. Lembrando que os produtos dela podem ser bem caros. Então avalie bem tudo que você realmente vai precisar.
E falando sobre equipamentos, vamos ver abaixo sobre alguns lugares que você pode encontrar filamentos que será necessário na hora da impressão.
Filamento impressora 3D: onde comprar?
Existem alguns sites, que podem te auxiliar na hora de comprar filamentos e produtos para sua impressora. Nesse artigo separamos dois sites que vão te auxiliar em tudo, desde filamentos até a compras de impressoras.
1. 3D Fila
O 3D Fila é um site destinado a lhe ajudar quando o assunto é impressora 3D. Eles te auxiliam a comprar os materiais certos para a sua impressora e caso você não tenha comprado uma ainda, eles te ajudam a escolher a que for melhor para o seu uso. Realizam entregas para todo o Brasil e oferecem frete grátis. Então entre no site e procure saber mais, vai encontrar equipamentos ótimos por um preço mais acessível.
2. 3D Lab
O 3D Lab é bem semelhante ao site anterior, além de lhe dar uma grande ajuda, o site também oferece cursos quando o assunto é impressora 3D. Você vai aprender a manejar corretamente uma, e desenvolver objetos em softwares de criação em 3D. Se aventure pelo site e procure saber cada vez mais quando o assunto for impressora 3D.
Concluindo
Esperamos que com esse guia, você tenha tirado todas suas dúvidas quando o assunto é impressora 3D. Caso você tenha mais alguma dúvida, ou ficou com dificuldade de entender algo, nos diga nos comentários abaixo.