A Intel resolveu lançar na CES 2015 sua nova linha de processadores de quinta geração para notebooks e ultrabooks. Como vem acontecendo nos últimos anos, pela falta de concorrência a altura eles apenas “deram um tapa” nos anteriores. Os novos Core i3, Core i5 e Core i7 lançados foram feitos sobre a arquitetura Broadwell, que antes só era encontrada na linha Core M.
Ao total são 17 novos chips, todos dual-core, mas a Intel disse que no segundo semestre irá lançar os Quad-cores. A lista até inclui dois Celeron e um Pentium, que são as opções mais barata e bem mais lentas. Todos contam com processo de fabricação de 14 nanômetros frente aos 22 nanômetros dos processadores Haswell da geração anterior.
Abaixo uma lista com os novos SKus.
- Samsung Lança Notebooks Galaxy Book4 com Intel Core Ultra 9 e NVIDIA GeForce RTX 4070
- Intel apresenta a 13ª geração de processadores para a América Latina
- Como atualizar os drivers de vídeo (Intel, AMD e Nvidia)
Diante de tantas variações, só mesmo através de tabelas da Intel para saber a diferença entre eles, basicamente podemos dizer que a diferença maior fica por conta da GPU que cada um usa. Os mais avançados contam com uma nova GPU, a Iris Graphics 6100 e 28 W. As demais opções têm TDP de 15W, mas GPU HD Graphics 6000, HD Graphics 5500 e, no caso dos chips mais econômicos, HD Graphics.
Como dito no começo do artigo, a Intel só deu um tapa nos chips. Isso significa que embora obviamente eles tenham ganhado mais perfomance e, principalmente, maior economia de energia, o desempenho não será algo notavelmente melhor. A explicação está na estratégia “tick-tock”, onde a Intel implementa uma tecnologia de fabricação menor (tick) e combina este processo com uma nova arquitetura somente na geração seguinte (tock).
Esses chips usam arquitetura Broadwell, que são menores que a arquitetura Haswell da versão anterior, por isso esses novos chips são considerados “tick”. Sabendo disso, quando a próxima geração de processadores da Intel chegar, a 6ª geração, a Intel mostrará um ganho real de perfomance nos seus chips. Os preços oficiais dos chips vão de US$ 107 a US$ 426.