Inteligência artificial: 3 mitos e verdades

Você conhece tudo sobre inteligência artificial? Então deve saber se esses fatos são verdade ou mentira
Atualizado há 3 anos
Inteligência artificial: 3 mitos e verdades 1

Outros destaques

Assistir Especial de Natal do 'Strictly Come Dancing' 2024 online e na TV
ciberataque Netflix
25 melhores editores de vídeos em 2024 (Computador e celular) 2
Como assinar o Amazon Prime Video de graça em 2024 3
Ajude o Klenion do canal Ktech na luta contra o câncer 4

Muito se ouve falar sobre os feitos da inteligência artificial nos últimos anos. Deixando de lado apenas as participações em ficções de Hollywood para se tornar realidade, hoje é possível encontrar inteligência artificial em praticamente todos os setores da sociedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, com tanta atuação, é normal que surjam especulações a respeito dessa tecnologia. Afinal, a inteligência artificial realmente conseguirá substituir a humana em algum ponto da história da humanidade? E o trabalho, também poderá ser substituído?

São muitos os mitos e verdades que envolvem esse assunto, e é por isso que no post de hoje falaremos um pouco mais sobre eles. Vamos lá? Boa leitura!

1 – A inteligência artificial vai acabar com os empregos: MITO

Sem sombra de dúvidas, quando se fala sobre inteligência artificial, esse é o primeiro pensamento que ronda a cabeça de diversas pessoas. Isso porque a IA vem sendo grandemente utilizada não apenas para substituir o trabalho humano em funções repetitivas, mas também para melhorar o atendimento ao cliente e executar diversas outras funções.

No entanto, isso não significa que ela irá necessariamente acabar com todos os tipos de empregos existentes. É normal que, com o passar do tempo, alguns empregos deixem de existir, o que acontece em virtude de diversos fatores. Mas no que diz respeito à IA, o que acontece é apenas a mudança de funções já existentes, bem como a criação de novas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

2 – A inteligência artificial supera a inteligência humana: MITO

imagem de um robô simbolizando o avanço da tecnologia

É bom reforçar que a IA é tão inteligente quanto quem a programa, ou seja, quanto a inteligência de um ser humano. Com isso, diversos cientistas que atuam na área, consideram que é praticamente impossível criar uma inteligência artificial que possa superar toda a complexidade de conexões que faz parte do cérebro humano.

Além disso, diferente da inteligência humana, a IA não é consciente nem senciente, o que faz dela apenas uma inteligência limitada até certo ponto. Em outras palavras, não existe Inteligência Artificial sem Inteligência Humana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 – Sua empresa precisa de uma boa estratégia de IA: verdade

De acordo com estudos na área, é possível prever que já na próxima década será impossível encontrar uma empresa, nicho ou qualquer segmento de negócio que não tenha seu funcionamento baseado (mesmo que parcialmente) em uma estratégia de Inteligência Artificial. E isso ocorrerá pelos mais diversos fatores.

O primeiro e um dos mais importantes é a facilidade que a estratégia de IA pode oferecer ao seu negócio. Com a automatização de alguns processos vem também a agilidade, e uma série de outros fatores que são importantes diferenciais competitivos. E, por falar em diferenciais competitivos, esse é um bom motivo para que a sua empresa invista em estratégias de IA: muito provavelmente a concorrência também investirá. E você não quer ficar atrás, principalmente no que diz respeito a se desenvolver e responder às mudanças do mercado, não é mesmo?

Esses foram alguns dos mitos e verdades que envolvem a Inteligência Artificial, esperamos que você tenha gostado. Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então leia outro artigo nosso!

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.