Já imaginou um smartphone Nokia, Sony ou Motorola com Blackberry OS? a RIM tá querendo

Atualizado há 12 anos
blackberry-playbook

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Pode parecer muito estranho, mas a RIM – fabricante dos Blackberries – está planejando licenciar o sistema Blackberry OS. Isso na prática significa que ela fará como o Google e a Microsoft fazem com o Android e Windows Phone. Qualquer fabricante de smartphones (OEM) poderia assim utilizar o Blackberry OS em seus aparelhos, desde que pagasse a RIM para isso. Já imaginaram um Nokia rodando o Blackberry OS? nada mal não é. Fico imaginando como seria um Nokia E72 com o sistema…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
blackberry-playbook
Tablet Playbook rodando o Blackberry OS

Quem falou isso foi o próprio presidente da RIM, Thorsten Heins, em entrevista ao jornal britânico Telegraph. Ele estava se referindo ao sistema BB10, a próxima geração do Blackberry OS. Heins explicou que criar celulares corre o risco de não estar nos planos futuros da RIM e a empresa passaria apenas a fornecer uma plataforma para os futuros clientes:

Não temos as economias de escala para competir contra empresas que lançam 60 celulares por ano. Nós temos que nos diferenciar, e temos uma plataforma focada. Para entregar o BB10, talvez precisemos considerar o licenciamento para alguém que consiga fazer isso a uma proposta de custo melhor do que eu. Há diferentes opções que estamos investigando no momento.

Poderia-se pensar em construir um sistema de referência, e então basicamente licenciar esse design de referência, e ter outros construindo o hardware para ele – seja um BlackBerry ou algo construído a partir da plataforma BlackBerry.

Ele disse tudo. A RIM não está em boas condições financeiras, competir com a Samsung que lança centenas de celulares por ano é impossível para o porte da empresa.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sinceramente não acho isso a solução para a RIM, mas por outro lado acho que ela tem poucas opções. O fato é que ela tem que fazer algo urgentemente para não ter o mesmo fim da Palm que tinha um modelo de negócio bem parecido. De qualquer modo, com o sucesso do Android e iOS não vejo muito futuro para o BB. Um exemplo é o Windows Phone, que por mais que seja um bom sistema enfrente muita dificuldade para entrar na consolidada competição Google vs Apple.

Vocês comprariam um Blackberry de outra marca?

Via Giz

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.