Embora o Microsoft Office tenha alguns preços diferentes, isso não significa que qualquer um deles possa ser considerado barato. De fato, é exatamente o oposto: as versões independentes cada vez mais escassas do pacote de escritório começam em cerca de R$ 299. Mas há alguns modos de usar o Microsoft gratuitamente, mesmo que seja por algum tempo. Separamos nesse artigo algumas delas.
Leiam também: 8 melhores alternativas ao Microsoft Office em 2020 (pagas e gratuitas)
Honestamente, é compreensível se você se recusar a pagar esses preços: é muito dinheiro para gastar em um software. Mas se você não precisar de todos os recursos mais recentes, há maneiras de economizar bastante dinheiro no Microsoft Office. De fato, neste guia, examinamos quatro maneiras de obter o Microsoft Office gratuitamente.
1 – Use os aplicativos da web gratuitos
A Microsoft tem gradualmente expandido o número de aplicativos que você pode usar on-line gratuitamente e agora oferece um pacote impressionante que pode ser facilmente mesclado aos aplicativos baixados, se necessário, com muitas funcionalidades. De longe é a maior opção para usar o Microsoft Office de graça atualmente.
Leia também:
Também é muito fácil se inscrever. Vá para esta página, escolha o aplicativo que você deseja (role para baixo para todas as opções) e faça login na sua conta da Microsoft para começar. Se você não possui uma conta da Microsoft, é fácil se inscrever.
Esse método permite usar o Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Calendário e outros aplicativos tradicionais da Microsoft. Também oferece acesso a mais aplicativos de nicho, como o Sway, um aplicativo interativo de relatório / apresentação; Pessoas, uma lista de contatos avançada; e OneDrive, um serviço de armazenamento em nuvem onde você pode acessar e salvar seus arquivos. Acessando o OneDrive, você terá acesso a todos os seus documentos em um só lugar, não precisando abrir diretamente o Excel Online, Word Online e etc.
Portanto, se tudo está aqui e disponível gratuitamente, por que o restante deste artigo existe? Porque, embora esses aplicativos sejam úteis, eles também estão limitados em funções quando comparados com o Microsoft 365. Mas não diria que são básicos, pois possuem a maioria das funções da versão offline. Porém, eles não contam com recursos avançados como, por exemplo, fazer macros no Excel. Além disso, você precisa de uma conexão online para usá-los.
Aplicativos para celular
Em fevereiro de 2020, a Microsoft anunciou uma suite dedicada ao Android e iOS. Anteriormente, haviam um aplicativo para cada um dos softwares da Microsoft, mas agora ela reuniu tudo em um assim como para desktop.
Além disso, vale destacar que o Microsoft Office para smartphones, pode ser usado online e de maneira offline. Pode ser uma boa pedida quando você precisa só visualizar documentos ou fazer tarefas simples. Se você tiver um iPad, pode elevar ainda mais a experiência em sua tela grande, se aproximando bastante da experiência em um desktop.
Além disso, ele é conectado ao OneDrive, sendo assim, você pode usar ele junto com a versão online descrita acima.
Ele possui versões para Android e também para o iOS.
2 – Obtenha aplicativos do Office na sua escola
Se você faz parte de uma organização educacional (aluno, corpo docente ou equipe), reserve um tempo para inserir o endereço de e-mail da sua escola neste site e veja se você pode obter uma versão do Office gratuitamente. A Microsoft estende o programa de Educação do Office 365 a todos os alunos, mas sua escola precisa se inscrever primeiro ou ter sorte de ser aprovada.
Os benefícios incluem o acesso aos aplicativos do Office que você espera (como Word e Excel) e outros aplicativos, como Microsoft Teams, Access e Publisher.
Se você acabou de se formar, pode não conseguir obter aplicativos do Office gratuitamente, mas pode obtê-lo a um custo muito baixo.
3 – Experimente uma avaliação gratuita de 30 dias do Microsoft 365
Avaliações gratuitas ainda existem e os aplicativos do Microsoft Office não são exceção. Se você deseja experimentar o Microsoft 365 de graça por um mês inteiro. Somente vá para a página de teste gratuito e clique em “Experimente gratuitamente por um mês”. A avaliação permite que você baixe o Microsoft 365 para até seis usuários e em Windows, Macs e dispositivos móveis. Além disso, você recebe 1 TB de armazenamento em nuvem do OneDrive para cada usuário experimentar. A avaliação inclui as versões mais recentes do Word, Excel, PowerPoint, Outlook e outros aplicativos.
A desvantagem é que você recebe apenas um mês de serviço, o que obviamente não é benéfico se você precisar de acesso a longo prazo. Outra ressalva é que a Microsoft exige as informações da sua conta financeira antes do download e começa a cobrar automaticamente após o término do mês, o que pode dificultar o cancelamento por esquecimento, por exemplo. É uma boa maneira de experimentar a versão completa do Microsoft 365 para ver se ele oferece o suficiente para valer o preço, mas esteja pronto para cancelar se você não quiser ser cobrado.
4 – Inscreva-se para uma avaliação (30 a 60 dias)
Da Microsoft Centro de Avaliação é um programa que permite testar determinados aplicativos do Office por um período de tempo. O único programa de avaliação do Office que a Microsoft oferece é para Office 365 ProPlus, que dura 30 dias. É basicamente outra maneira de obter uma avaliação gratuita, mas com um software mais específico e completo.
Lembre-se de que é um período de avaliação; portanto, o serviço será interrompido após o período definido. Além disso, a Microsoft pode usar este serviço para ajudar a resolver problemas em aplicativos mais recentes, portanto, não espere que tudo esteja perfeito na primeira vez.
Bônus: use alternativas gratuitas como o Google Docs
Se você precisa de aplicativos semelhantes ao Office e precisa deles rapidamente, existem muitas alternativas gratuitas por aí. Por exemplo, você pode usar os aplicativos do Google Docs (Planilhas, Documentos, Apresentações e formulários). Eles são os mais versáteis, pois podem são originalmente acessados de maneira online, porém, dá para usar offline pelo próprio Google Chrome.
Existem vários software como o Open Office, o WPS Office. LibreOffice, FreeOffice e muitos outros. A maioria deles são compatíveis com os documentos do Office e possuem as mesmas funções.