A licença da TSMC para fornecer chips para Huawei vem com uma reviravolta

Avatar de Redação
Atualizado há 4 anos
A licença da TSMC para fornecer chips para Huawei vem com uma reviravolta

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Por mais refrescante que pareça, a gigante taiwanesa de semicondutores TSMC obteve uma licença dos Estados Unidos para fornecer chips para a Huawei. Antes de você respirar fundo e pensar sobre a virada da sorte, esta licença para a TSMC parece ter uma reviravolta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com um relatório da sina.com (via PhoneArena), fontes familiares a eles dizem que a licença cobre apenas nós de processo maduros. E não os mais recentes que a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) usa para a fabricação de chips móveis. ‘Maduro’ às vezes denota o antigo ou o que está no passado. Se olharmos desta perspectiva, nós de processo mais antigos, como 28 nm ou superior, estão supostamente na lista.

Se o relatório for verdadeiro, será uma péssima notícia para a Huawei, já que todos os chips modernos são baseados em 10nm, 7nm, 5nm, etc. Dito isso, a empresa provavelmente tem estoque suficiente de SoCs Kirin 9000 para o Huawei Mate 40 séries lançadas este mês. Mas é uma grande questão de como a empresa vai sobreviver postando isso, já que a maioria das fábricas abandonou a gigante chinesa depois de 15 de setembro. Dito isso, tanto a Huawei quanto a TSMC ainda não disseram oficialmente uma palavra.

A Huawei havia entrado em um ‘modo de sobrevivência’ conforme a data acima mencionada se aproximava. Depois de estocar fichas suficientes, a empresa está em busca de opções para entrar no jogo. No entanto, os EUA parecem ter trancado todas as portas, pelo menos por enquanto. Para a TSMC, porém, pode haver sorrisos no acampamento. Recentemente, ela relatou um aumento de 14,7% na receita no terceiro trimestre de 2020.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora isso seja mais provável devido à invasão de chips da Huawei, um aumento de 21,65% no comparativo anual em relação a 2019 é impressionante. Um relatório financeiro recente da TSMC diz que a receita é de 84,488 bilhões de yuans (US $ 73,9 milhões), quebrando o recorde do quarto trimestre do ano passado. Mas sabemos que a poeira baixou agora. E embora tenha resolvido as fábricas vagas com pedidos da Apple, ela perdeu um de seus grandes clientes.

Anteriormente, poucos rumores diziam que a TSMC concordou em construir uma fábrica no Arizona, EUA, esperando algo em troca. No entanto, Keith Krach, subsecretário de Estado para Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente dos EUA, anulou as acusações. O relatório finalmente diz que os EUA não repreenderão totalmente a Huawei. Isso fica evidente com relatórios do país que concede licenças à AMD e Intel. Mas o dano parece já ter sido feito ao colocar a Huawei em xeque-mate com chips móveis e de estação base 5G.

Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).