Um novo relatório revelou que a AMD está aparentemente trabalhando para competir melhor com seus rivais, Intel e Nvidia, através da aquisição da Xilinx. Alegadamente, a conhecida fabricante de chips está em negociações avançadas com a fabricante de FPGAs para um negócio de cerca de 30 bilhões de dólares americanos.
Para quem não sabe, a Xilinx é conhecida por seus produtos FPGA e já compartilhou um relacionamento próximo com a AMD. A empresa trabalhou com a equipe vermelha para a solução de aprendizado profundo Xilinx nos processadores AMD EPYC, entre outros empreendimentos. FPGAs (Field Programmable Gate Arrays) são dispositivos semicondutores que podem ser configurados e oferecem várias vantagens sobre outros tipos de dispositivos como CPU ou GPU em termos de flexibilidade com uma carga de trabalho variada.
De acordo com um relatório do WallStreetJournal, as negociações de aquisição estão aparentemente em estágio avançado, embora nenhum detalhe mais fino sobre o negócio seja conhecido atualmente. Embora, a mudança pode ser os esforços da AMD para se fortalecer para melhor enfrentar seu rival principal Intel (para processadores) e Nvidia (para placas de vídeo). A Xilinx fez várias descobertas em seus processos de 7 nm e trazer sua tecnologia para a AMD pode ampliar o arsenal desta última.
- AMD RDNA 4: GPUs com Melhor Desempenho em Ray Tracing e IA em 2025
- Como atualizar os drivers de vídeo (Intel, AMD e Nvidia)
- Processadores Zen 4 para laptop anunciados pela AMD
Além disso, poderíamos ver em breve soluções de CPU + FPGA unidas em um futuro próximo por meio desta aquisição dentro dos atuais designs de chips da AMD. A plataforma EPYC também se beneficiaria disso, com chips FPGA integrados para aumentar o desempenho da carga de trabalho de IA em data centers. Notavelmente, colocar a Xilin sob seu teto pode abrir portas para a AMD nos mercados automotivo, aeroespacial e de defesa, data center, HPC, industrial, IoT e comunicações nos quais o fabricante de FPGA opera atualmente.