AMD trará GPU com Ray Tracing para celulares Samsung

Novos processadores Exynos virão com GPU da AMD com RDNA2 e Ray Tracing, na tentativa de superar a linha Snapdragon
Avatar de André Luiz
01/06/2021 às 10:40 | Atualizado há 3 anos
Samsung amd placa de video AMD

A AMD deu detalhes ontem na Computex 2021 sobre o futuro da arquitetura RDNA2. A arquitetura que é base das poderosas GPUs RX 6000 e também equipa tanto o Playstation 5 como X Box Series X, em breve irá chegar a smartphones da Samsung.

A CEO da AMD, Lisa Su, disse que a tecnologia RDNA2 será também integrada ao carros elétricos da Tesla, nos Model X e Model S. Vale lembrar que ambos já possuem um chipset Ryzen integrados e no futuro também receberão uma GPU RDNA2 que desbloqueia jogos AAA. Su observa que o chip RDNA2 que chega à Teslas entregará até 10TFLOPs de computação, o que é igual aos 10.28TFLOPs que o PS5 entrega.

Mas o que mais chamou atenção, foi a executiva anunciar que a arquitetura chegará a “dispositivos móveis de alto desempenho”. A AMD anunciou que trará o RDNA2 para a próxima linha de processadores Exynos da Samsung, entregando Ray Tracing e sombreamento de taxa variável para os smartphones mais potentes equipados com o chip.

Refrescando a memória, a Samsung fez uma parceria com a AMD em 2019, com ambos os fabricantes trabalhando juntos para integrar o GPU IP da AMD em GPUS menores, para smartphones. A Samsung irá se encarregar de fabricar, que nesse caso será integrar a tecnologia AMD no próximo chipset topo de linha Exynos, que virá com uma GPU da AMD baseada no RDNA2.

Mas o que o RDNA2 trará para smartphones?

Então, o que torna o RDNA2 tão interessante? A AMD atualizou sua arquitetura gráfica para oferecer enormes ganhos de eficiência, um novo Cache Infinity on-chip que permite casos de uso de alta largura de banda, minimizando o uso de energia e novos recursos emocionantes, como Ray Tracing e sombreamento de taxa variável. Basicamente, o RDNA2 é escalável, oferece um aumento maciço no desempenho, e faz tudo isso enquanto é eficiente.

É essa eficiência que será fundamental, pois a AMD e a Samsung integram o RDNA2 em dispositivos móveis; os smartphones são termicamente limitados pelo design, por isso será interessante ver como a arquitetura se sustenta neste novo formato.

Os processadores Exynos da Samsung, estão sempre um passo atrás dos rivais da Qualcomm nos últimos anos. Mesmo que a Samsung tenha feito progresso com o Exynos 2100 que equipam a linha Galaxy S21, o Snapdragon 888 ainda tem a vantagem geral – particularmente em jogos. Mas com o RDNA2, essa dinâmica pode mudar em favor da Samsung.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ