A CEO da AMD, Lisa Su, divulgou hoje os novos processadors de alto desempenho que podem ameaçar a Intel no mercado de processadores para laptops. A AMD fez o anúncio em uma conferência de imprensa no centro de conferências Mandalay Bay, antes da CES desta semana em Las Vegas.
A AMD deu um grande impulso em seus chips de ponta com a tecnologia de processo em 7 nm, que estão à frente da tecnologia de 10 nm da Intel. Su disse que a AMD tem mais de 20 processadores no mercado ou em desenvolvimento para as categorias de desktop, desktops, GPUs e data center. A adição aos novos e rápidos processadores para laptop preenche um ponto fraco óbvio na linha de produtos da AMD.
Su anunciou vários modelos na nova série de processadores móveis AMD Ryzen 4000, que a AMD diz serem os primeiros processadores compatíveis com x86 de 7 nm. Os novos chips de 8 núcleos estão direcionados especificamente para laptops ultrafinos em três categorias: consumidores, gamers/criadores de conteúdo e profissionais.
Na categoria consumidor, o processador mais recente é chamado 4800u. A AMD alega que o processador oferece melhor desempenho que os rivais da Intel para tarefas criativas como design e edição de vídeo. A AMD afirmou que os primeiros laptops com ele serão lançados no primeiro trimestre, com mais de 100 outros ao longo de 2020. Empresas como Acer, Asus, Dell, HP e Lenovo já revelaram que irão usar tais.
A empresa também lançou o 4800h, um processador voltado para jogos que, da mesma forma, oferece melhorias significativas de desempenho em relação aos rivais da Intel do mesmo nicho.
Leia também:
A AMD também lançou um novo processador de desktop de ponta chamado 3990x, um processador de 64 núcleos que a empresa alega poder lidar com a renderização de imagens 30% mais rápido que um par de chips para servidor Xeon 8280 da Intel. O 3990x terá preço de US $ 3.990 e começará a ser vendido no próximo mês.
“Estamos iniciando 2020 com um estrondo, trazendo desempenho, gráficos e duração de bateria incomparáveis para usuários de laptops ultrafinos e de jogos com os novos processadores móveis AMD Ryzen 4000 Series”, disse Saeid Moshkelani, vice-presidente sênior e gerente geral da AMD. Ele conclui. “Vimos um crescimento histórico do portfólio para os sistemas AMD Ryzen Mobile em 2019 e já estamos no caminho de trazer uma adoção mais ampla do sistema dos processadores móveis AMD Ryzen série 4000 em 2020 pelos principais parceiros OEM, oferecendo o dobro da eficiência de energia do anterior geração.”