Processadores Zen 4 para laptop anunciados pela AMD

Além do Zen 4, cronograma revelou novidades dos próximos anos como o lançamento do Zen 5, RNDA 3 e 4
Avatar de Nalbert Gomes
10/06/2022 às 13:43 | Atualizado há 2 anos
Novos processadores chegam ao laptop

A AMD revelou um cronograma para o lançamento de novas arquiteturas de CPU e GPU nos próximos dois anos. Isso inclui transições de fabricação mais avançados e abrange peças de laptop, desktop e servidor, incluindo os processadores baseados na arquitetura Zen 4.

Novo Zen 4 é revelado pela AMD e mais

Novos chips Zen 4 são mostrados pela AMD (Imagem: AMD)
Novos chips Zen 4 são mostrados pela AMD (Imagem: AMD)

A nova série Ryzen 7000 será baseada na próxima arquitetura dos chips. Isso promete mais de 15% de melhoria no desempenho de thread único e 8-10% mais instruções por clock (IPC).

O desempenho por Watt terá melhorias geracionais significativas e maior largura de banda de memória que aumentará com a mudança para DDR5.

As primeiras peças de desktop e servidor feitas em um processo de 5 nm devem ser lançadas ainda este ano.

Os chips do laptop, no entanto, serão fabricados no nó de 4nm da TSMC. O próximo Phoenix Point terá núcleos de CPU e núcleos de GPU RDNA 3.

Cronograma completo foi mostrado
Cronograma completo foi mostrado (Imagem: AMD)

Phoenix Point é esperado para sair no próximo ano. Ele será seguido pelo Strix Point, que usará núcleos Zen 5 e RDNA 3+ e será construído em um nó avançado que ainda não foi especificado.

O Zen 5 é descrito como uma microarquitetura totalmente nova, mas os detalhes são escassos. A empresa revelou que esses processadores serão fabricados em processos de 4nm e 3nm.

O nó de 4 nm da TSMC é apenas uma versão otimizada do nó de 5 nm, mas o de 3 nm é completamente diferente. Os primeiros chips Zen 5 são esperados em 2024, então detalhes mais concretos ainda vão chegar.

Quanto aos produtos de GPU, a próxima grande arquitetura, RDNA 3, será fabricada em um processo de 5 nm e será a primeira a usar um design de chiplet. As peças RDNA 2 foram fabricadas em 7nm e 6nm, então as novas GPUs terão o benefício de um novo nó.

RDNA teve mais informações reveladas
RDNA teve mais informações reveladas (Imagem: AMD)

Isso será combinado com um pipeline gráfico otimizado, unidades de computação aprimoradas e a segunda geração do Infinity Cache on-die. Ao todo, a empresa espera ver o desempenho por watt do RDNA 3 melhorar em pelo menos 50% em comparação com o RDNA 2.

Haverá uma etapa RDNA 3+ para alguns produtos, mas a próxima grande atualização virá com RDNA 4, prevista para 2024.

A empresa guardou detalhes, tudo o que sabemos é que a nova arquitetura de GPU promete mais avanços em desempenho e eficiência e um nó de fabricação ainda menor.

A empresa guardou muitos detalhes
A empresa guardou muitos detalhes (Imagem: AMD)

O Zen 4, por exemplo terá uma mistura de peças de 5nm e 4nm. Alguns dos chips de desktop e servidor apresentarão 3D V-cache, alguns usarão a variante Zen 4c.

Esta é uma versão reduzida que permite que mais núcleos caibam em um único soquete – o design “Bérgamo” (4c) oferecerá até 128 núcleos, enquanto o design padrão Genoa (4) atingirá 96 núcleos.

Agora diga para nós, gostou de todas as novidades anunciadas? O que você espera para o futuro dos chips? Diga para nós nos comentários abaixo.

Fonte: GSM Arena

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ