A AMD revelou um cronograma para o lançamento de novas arquiteturas de CPU e GPU nos próximos dois anos. Isso inclui transições de fabricação mais avançados e abrange peças de laptop, desktop e servidor, incluindo os processadores baseados na arquitetura Zen 4.
Novo Zen 4 é revelado pela AMD e mais
A nova série Ryzen 7000 será baseada na próxima arquitetura dos chips. Isso promete mais de 15% de melhoria no desempenho de thread único e 8-10% mais instruções por clock (IPC).
O desempenho por Watt terá melhorias geracionais significativas e maior largura de banda de memória que aumentará com a mudança para DDR5.
As primeiras peças de desktop e servidor feitas em um processo de 5 nm devem ser lançadas ainda este ano.
Os chips do laptop, no entanto, serão fabricados no nó de 4nm da TSMC. O próximo Phoenix Point terá núcleos de CPU e núcleos de GPU RDNA 3.
Phoenix Point é esperado para sair no próximo ano. Ele será seguido pelo Strix Point, que usará núcleos Zen 5 e RDNA 3+ e será construído em um nó avançado que ainda não foi especificado.
O Zen 5 é descrito como uma microarquitetura totalmente nova, mas os detalhes são escassos. A empresa revelou que esses processadores serão fabricados em processos de 4nm e 3nm.
O nó de 4 nm da TSMC é apenas uma versão otimizada do nó de 5 nm, mas o de 3 nm é completamente diferente. Os primeiros chips Zen 5 são esperados em 2024, então detalhes mais concretos ainda vão chegar.
Quanto aos produtos de GPU, a próxima grande arquitetura, RDNA 3, será fabricada em um processo de 5 nm e será a primeira a usar um design de chiplet. As peças RDNA 2 foram fabricadas em 7nm e 6nm, então as novas GPUs terão o benefício de um novo nó.
Isso será combinado com um pipeline gráfico otimizado, unidades de computação aprimoradas e a segunda geração do Infinity Cache on-die. Ao todo, a empresa espera ver o desempenho por watt do RDNA 3 melhorar em pelo menos 50% em comparação com o RDNA 2.
Haverá uma etapa RDNA 3+ para alguns produtos, mas a próxima grande atualização virá com RDNA 4, prevista para 2024.
A empresa guardou detalhes, tudo o que sabemos é que a nova arquitetura de GPU promete mais avanços em desempenho e eficiência e um nó de fabricação ainda menor.
O Zen 4, por exemplo terá uma mistura de peças de 5nm e 4nm. Alguns dos chips de desktop e servidor apresentarão 3D V-cache, alguns usarão a variante Zen 4c.
Esta é uma versão reduzida que permite que mais núcleos caibam em um único soquete – o design “Bérgamo” (4c) oferecerá até 128 núcleos, enquanto o design padrão Genoa (4) atingirá 96 núcleos.
Agora diga para nós, gostou de todas as novidades anunciadas? O que você espera para o futuro dos chips? Diga para nós nos comentários abaixo.
Fonte: GSM Arena