A AMD está comprando sua rival Xilinx, empresa de semicondutores. Esta transação será um negócio de ações no valor de 35 bilhões de dólares americanos, que foi anunciado no início desta semana por ambas as empresas.
Anteriormente, havíamos relatado que a fabricante de chips planejava comprar a Xilinx, com as duas empresas então em “conversações” para a aquisição. O primeiro provavelmente aproveitará o field programmable gate array (ou FPGA) do último para aumentar sua competência em ofertas nos data centers e campos de aprendizado de máquina. Após a transação, os acionistas da Xilinx receberão 1,7234 ações da AMD para cada ação da Xilinx que detiveram anteriormente. Isso se traduz em cerca de 143 dólares americanos por ação das ações da Xilinx.
Além disso, os acionistas da AMD agora possuirão cerca de 74% da empresa combinada, com os acionistas da Xilinx possuindo cerca de 26%. No momento, o negócio agora enfrenta a aprovação de diferentes autoridades no Reino Unido, Estados Unidos, União Europeia e China, bem como acionistas de ambas as empresas. O processo de aprovação está previsto para ser concluído até o final de 2021.
- AMD RDNA 4: GPUs com Melhor Desempenho em Ray Tracing e IA em 2025
- Como atualizar os drivers de vídeo (Intel, AMD e Nvidia)
- Processadores Zen 4 para laptop anunciados pela AMD
De acordo com o relatório da TheElec, Lisa Su, CEO da AMD, liderará a empresa combinada, enquanto a CEO da Xilinx se juntará como presidente e será responsável pelos negócios da Xilinx e iniciativas de crescimento estratégico. Da mesma forma, pelo menos dois outros diretores da Xilinx também farão parte do conselho da AMD. Su acrescentou que “Nossa aquisição da Xilinx marca a próxima etapa em nossa jornada para estabelecer a AMD como líder de computação de alto desempenho da indústria e parceira preferida das maiores e mais importantes empresas de tecnologia do mundo”.