Análise mostra potencial comprador da marca Honor da Huawei

Avatar de Redação
23/10/2020 às 15:48 | Atualizado há 4 anos
Honor Featured

A proibição dos chips dos EUA à Huawei em setembro foi o último prego no caixão para os negócios de smartphones da Huawei. Mesmo que a gigante chinesa dos smartphones tenha estocado chipsets para os próximos meses, isso ainda não será suficiente para sustentar o nível de produção e vendas que conseguiu atingir nos últimos anos. Considerando que a proibição afeta ambas as marcas de smartphones – Huawei e Honor, será difícil para a controladora continuar a administrá-los com essas restrições em vigor.

Uma opção viável para a Huawei seria vender seu negócio Honor para alguém que não estivesse sob o radar dos EUA. E de acordo com a Reuters, a Huawei está em negociações com várias empresas para o mesmo. Um dos prováveis ​​candidatos é uma empresa chamada Digital China Group. Outros compradores potenciais incluem Xiaomi e até mesmo TCL.

Embora tenhamos muito poucas informações sobre o que está acontecendo nos bastidores, o relatório da Reuters afirma que a Digital China é uma das favoritas a adquirir uma parte do negócio de smartphones de Honor.

Mas quem é a Digital China e por que a Huawei consideraria vender seu florescente negócio Honor para uma empresa que é relativamente desconhecida nos mercados internacionais?

Quem é o Digital China Group?

Digital China Group é um nome popular na indústria de TI na China, mas tem pouca presença fora do mercado doméstico.

Análise mostra potencial comprador da marca Honor da Huawei 6

A Digital China Group foi fundada em 1981 e está sediada em Pequim, China. Ele está listado na Bolsa de Valores de Shenzhen. A empresa tem um relacionamento próximo com a Lenovo, pois ela já fez parte de sua entidade controladora (Legend Holdings) antes de se separar como uma empresa independente em 2001.

A Lenovo e a Digital China faziam parte da Legend Holdings nos anos 80. A empresa controladora começou seus negócios trabalhando como uma agência para as principais empresas de PC, como IBM, AST e HP, antes de lançar sua própria marca de PCs Lenovo em 1990.

Em 2000, Legend (Lenovo) era a marca de PC No.1 na China e na Ásia-Pacífico. A empresa havia crescido tanto que foi necessário dividi-la em duas entidades separadas, uma administrando o negócio de PCs da Lenovo e a outra, chamada Digital China Holding, focada em seus negócios de agência e serviços de TI. Os negócios de agência da empresa tinham ligações com centenas de marcas internacionais. Portanto, a empresa-mãe decidiu estabelecer a divisão da agência como uma empresa separada para evitar conflitos internos com sua própria marca de PCs Lenovo.

Em 2015, a Digital China Holding vendeu seus negócios de vendas e distribuição para Shenzhen Shenxin Taifeng Co Ltd por 4,01 bilhões de yuans (US $ 645,87 milhões). A empresa resultante foi renomeada como Digital China Group Co Ltd em abril de 2016.

O Digital China Group Co. Ltd, listado em Shenzhen, é o maior revendedor de computadores, servidores e equipamentos de rede da China. Isso inclui a responsabilidade de distribuir PCs e smartphones para marcas como Honor no mercado nacional. O grupo tem mais de 4.000 funcionários e escritórios em mais de 50 cidades da China.

De acordo com a Bloomberg, “Digital China Group Co., Ltd. se dedica à operação de serviços de comunicação; pesquisa, desenvolvimento, produção e venda de equipamentos de comunicação; e negócios de desenvolvimento de software. Também fornece dados e voz, computação em nuvem e transformação digital, distribuição de TI e serviços de valor agregado. ”

O relatório da Reuters confirmou que a Digital China é um dos principais distribuidores de smartphones Honor na China. Mas o relacionamento da empresa com a Huawei é muito mais profundo, espalhado por vários negócios.

A China Digital está muito próxima da Huawei

A Digital China é parceira de distribuição da Huawei há mais de uma década. A empresa é a distribuidora geral dos produtos empresariais da Huawei desde 2011. E a Huawei e a Digital China aprofundaram ainda mais sua parceria nos últimos anos.

digitalchina huawei

Na verdade, a Canalys informa que o Huawei Enterprise Business Group (EBG) foi responsável por 25% dos negócios de distribuição empresarial geral da Digital China em 2016. Em 2018, as duas empresas anunciaram uma estratégia conjunta chamada “Greater Huawei” para fortalecer ainda mais seu relacionamento em vários de campos emergentes.

Também vale a pena mencionar que a Digital China foi um dos únicos dois parceiros do Huawei Business Group a ter excedido as vendas no valor de 10 bilhões de yuans (US $ 1,49 bilhão) em 2018. As duas empresas trabalham juntas em uma variedade de campos, como agricultura inteligente e medicina inteligente atendimento, desenvolvimento de cidade inteligente e serviços de nuvem corporativa.

O relacionamento profundo com a Digital china pode ser um dos grandes motivos pelos quais a Huawei pode considerar a venda de parte de seu negócio Honor para a empresa.

Escolha do editor: Huawei vê queda acentuada no crescimento devido às sanções dos EUA. Por que o Digital China Group iria querer comprar o negócio de smartphones da Honor?

Embora o Digital China Group se dedique principalmente à venda e distribuição de produtos corporativos e de rede, ele também mudou seu foco para outros negócios. A empresa reformulou sua estratégia recentemente, expandindo agressivamente para campos mais novos, como desenvolvimento de cidades inteligentes e serviços em nuvem.

O Digital China Group também tem experiência com Honor, atuando como parceiro de distribuição. Além disso, até a proibição, o Honor estava indo muito bem na China e até internacionalmente, era uma das 5 principais marcas de smartphones em alguns mercados. A empresa vende dispositivos aos milhões, com algumas de suas séries individuais registrando mais de 10 milhões em vendas.

O relacionamento próximo da Digital China com a Huawei é outra razão pela qual ela poderia estar interessada nesta aquisição. Em vez de vender a Honor para empresas rivais como a Xiaomi ou mesmo a TCL, a Huawei estaria mais propensa a aceitar uma oferta de alguém que tem experiência em lidar com a marca Honor e é próximo da empresa controladora.

O relatório da Reuters afirma que o negócio pode ser avaliado em algo entre 15 bilhões de yuans a 25 bilhões de yuans (US $ 2,24- $ 3,7 bilhões). Se a Digital China for bem-sucedida em sua oferta de Honra, ela planeja financiar essa aquisição com empréstimos bancários nas próximas semanas.

Negócio seria bom para ambas empresas

Honor é uma marca de smartphone muito popular na China e também nos mercados internacionais. A marca tem a capacidade de desenvolver smartphones com boa relação custo-benefício voltados para a geração mais jovem. Se a empresa que compra a marca conseguir adquirir SoCs de fabricantes de chips como MediaTek e Qualcomm, poderá continuar vendendo muitos smartphones da marca Honor na China e no exterior. Além disso, poderá também restabelecer a parceria com os smartphones da marca Google for GMS for Honor, abrindo possibilidades no mercado internacional.

Quanto à Huawei, ficará aliviado ao ver que a marca Honor continua viva. A Huawei, junto com a Honor, conquistou 40% do mercado chinês de smartphones. E Honor foi responsável por mais de 25% das vendas da Huawei no segundo trimestre de 2020 (14,6 milhões) de acordo com a Canalys.

Vender a honra é provavelmente a atitude certa para a Huawei. Até Ming-Chi Kuo, o popular analista da TF International Securities, diz isso. Em sua nota de pesquisa publicada na semana passada, ele mencionou: “Se Honor for independente da Huawei, sua compra de componentes não estará mais sujeita à proibição americana da Huawei. Isso ajudará o negócio de smartphones da Honor e os fornecedores ”.

logotipo de honra apresentado

Mas ainda há muitas dúvidas sobre a potencial venda de Honra. A maior delas é se uma mudança de propriedade permitirá que Honor adquira componentes e software de marcas americanas como Google e Qualcomm.

O Digital China Group tem trabalhado de perto com clientes estatais na China para integrar serviços de TI nas últimas décadas. Mas também está perto da Lenovo, que até agora tem um bom relacionamento com os EUA. Portanto, resta saber se uma empresa como a Digital China pode ser considerada a candidata certa para trazer a Honra de volta ao mercado.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ