Android 12 agora conecta ao controle DualSense do PS5

Avatar de André Luiz
16/11/2021 às 10:38 | Atualizado há 3 anos
Android 12 agora conecta ao controle DualSense do PS5 1

Com a linha Pixel do Google já rodando o Android 12, e a Samsung começando atualizar a série Galaxy S21, é hora dos desenvolvedores de aplicativos aproveitarem as vantagens das novas APIs no sistema operacional para oferecer uma melhor experiência ao usuário. A Sony está entrando no movimento com uma atualização para o aplicativo PS Remote Play para Android 12. Usuários dizem que foram adicionados novos recursos que permitem a conexão com o controle DualSense do PS5.

Se você tiver o controlador DualShock 4 e seu smartphone for atualizado para o Android 12, você poderá desfrutar de recursos adicionais como o sensor de movimento, ruído, indicador de bateria e touchpad no Remote Play. Embora seja possível emparelhar o controlador DualShock 4 com qualquer dispositivo Android 10 ou mais recente, esses recursos só estarão disponíveis em aparelhos que executam a versão mais recente do sistema operacional.

Quanto ao controle sem fio DualSense do PlayStation 5, agora você pode emparelhá-lo com seu telefone Android 12 para jogar remotamente ou usá-lo em jogos compatíveis. Embora a Sony oficialmente apenas cite o suporte para a versão mais recente do Android, você pode emparelhe o controlador com um dispositivo Android 11 também. No entanto, recursos avançados como o touchpad, suporte de ruído, controle independente sobre os atuadores esquerdo e direito e LEDs não funcionam no Android 11.

O aplicativo PS Remote Play permite que você reproduza e jogue seus jogos PS4 ou PS5 favoritos diretamente no seu smartphone ou tablet Android. Ele funciona com dados móveis e Wi-Fi, embora uma conexão de 15 Mbps seja necessária para a melhor experiência.

A Sony dedicou seu tempo para trazer o suporte oficial do controlador DualSense para o Android. Para efeito de comparação, iPhones e iPads ganharam suporte para ele após o lançamento do iOS 14.5 em maio deste ano. A razão para o atraso é que os patches do kernel enviados pelos engenheiros da Sony para suporte ao DualSense só foram incorporados ao Linux 5.12 em meados deste ano. Isso foi então transferido para o Android 12, o que explica a falta de suporte oficial para o controlador no sistema operacional até agora.

Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ