Ascensão da Huawei nos dobráveis pode alterar cenário de mercado

Huawei aumenta sua presença no mercado de celulares dobráveis, ameaçando a liderança da Samsung, principalmente na China e enfrentando concorrência de outras marcas.
Atualizado há 11 horas atrás
Ascensão da Huawei nos dobráveis pode alterar cenário de mercado
Huawei desafia Samsung no mercado de dobráveis, especialmente na China. (Imagem/Reprodução: Sammobile)
Resumo da notícia
    • Samsung mantém liderança no mercado de celulares dobráveis ao lançar novos modelos destacados.
    • A Huawei vem crescendo e pode diminuir a participação da Samsung até 2025, especialmente na China.
    • Apple pode representar uma ameaça com seu próximo iPhone dobrável previsto para 2026.
    • A participação de mercado da Samsung deve diminuir, enquanto marcas locais ganham espaço especialmente na China.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Samsung tem mantido uma forte liderança no mercado global de celulares dobráveis. Essa posição foi conquistada ao aproveitar a vantagem de ser a primeira a lançar seu primeiro Galaxy Fold em 2019. A empresa continua expandindo sua linha, mas agora enfrenta mais concorrência.

Empresas como a Huawei vêm crescendo. Mesmo com a expectativa de que a gigante chinesa possa diminuir a fatia de mercado da Samsung, isso não parece preocupar muito a companhia sul-coreana. Há motivos estratégicos por trás dessa aparente calma.

A Ascensão de Huawei em dobráveis e o Acesso Limitado ao Mercado

Um novo relatório da TrendForce aponta para um possível aumento significativo no mercado de celulares dobráveis em 2026. A Samsung está bem posicionada para tirar proveito disso, especialmente após o sucesso dos recentes Galaxy Z Fold 7 e Z Flip 7, que reforçaram a confiança em seus modelos flexíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, espera-se que a participação de mercado da Samsung no segmento de dobráveis diminua de 45,2% em 2024 para 35,4% em 2025. Essa mudança será em grande parte devido à crescente participação da Huawei, além do avanço contínuo de marcas como Honor e Lenovo.

A Huawei é a principal empresa na China, e outras companhias locais também estão ganhando espaço. Contudo, o domínio da Huawei está, em grande parte, limitado ao mercado chinês. A falta de uma experiência Android completa e a impossibilidade de vender na América do Norte dificultam a competição com os dobráveis da Samsung.

Leia também:

Enquanto a Motorola, da Lenovo, conseguiu avançar em alguns mercados importantes para a Samsung no ocidente, outras fabricantes como Oppo e Xiaomi ainda não representam uma ameaça tão grande. Isso ocorre especialmente fora dos mercados emergentes, onde sua presença é mais notável.

A maior ameaça para a Samsung pode vir da Apple, que deve lançar seu primeiro iPhone dobrável em 2026. Considerando a forte presença da Apple nos Estados Unidos, os dobráveis da Samsung enfrentarão uma concorrência mais acirrada neste mercado chave assim que o modelo da Apple chegar.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Via SamMobile

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.