A ASRock Z890 Taichi OCF recebeu uma atualização de microcódigo Intel 0x114 antes do lançamento oficial. Essa atualização foi compartilhada por um usuário no Overclock Forums, mas ainda não está claro quais mudanças foram implementadas, pois uma atualização completa da BIOS é necessária para aplicar as alterações.
A Intel está desenvolvendo o patch 0x114 para as placas-mãe Z890, e a ASRock Z890 Taichi OCF já demonstra a capacidade de manter mais de 10.000 MT/s em configurações DDR5 2R. No entanto, até o momento, não foram observados ganhos significativos no desempenho da CPU.
Conforme relatado anteriormente, a Intel estava trabalhando nesse novo patch para os chips Arrow Lake, que não atenderam às expectativas de desempenho em jogos. A ASRock Z890 é a primeira placa-mãe a receber essa atualização, embora ainda não seja oficial.
Embora o patch não esteja disponível na página de suporte de nenhuma placa-mãe Z890, o usuário Nickshih postou a atualização nos fóruns de Overclock. Outro usuário mencionou que aplicou o patch 0x114 em sua placa ASUS ROG Maximus Z890 Apex, mas até agora não houve relatos de melhorias de desempenho, especialmente em benchmarks sintéticos.
Desempenho da ASRock Z890 Taichi OCF com o Microcódigo 0x114
Dois usuários relataram que não notaram melhorias no desempenho da CPU, o que pode ser atribuído ao fato de que o patch foi lançado antes de uma atualização oficial da BIOS. Um deles observou que a velocidade do clock do Core Ultra 9 285K caiu, resultando em uma pontuação menor no Cinebench R23. Normalmente, o processador alcança cerca de 48.000 pontos em testes multicore, mas a queda na frequência resultou em pouco mais de 45.000 pontos.
Leia também:
Além disso, um dos usuários conseguiu manter uma velocidade de memória superior a 10.000 MT/s com dois módulos de RAM DDR5. Embora isso não seja surpreendente para a ASRock Z890 Taichi OCF, é um recorde mundial que foi recentemente reportado.
É provável que precisemos aguardar a liberação da BIOS oficial para entender como o microcódigo 0x114 pode impactar o desempenho em jogos. Pode ser que ainda seja cedo para avaliar, ou que os ganhos de desempenho em jogos sejam tão sutis que não sejam perceptíveis com a aplicação do microcódigo 0x114.
Os usuários esperam que o Intel Core Ultra 200S alcance pelo menos um desempenho equivalente à 14ª geração, conforme prometido pela Intel. Essa expectativa gera curiosidade sobre o que mais pode ser revelado com as futuras atualizações.
Para mais informações sobre atualizações e lançamentos, fique atento às novidades do setor de tecnologia.
Via OpenAI lança interface de Canvas para escrita e codificação