Atenção: Esses celulares Androids deixarão de funcionar, veja se o seu está na lista

Avatar de André Luiz
26/07/2023 às 09:05 | Atualizado há 11 meses
Atenção: Esses celulares Androids deixarão de funcionar, veja se o seu está na lista 1

É o fim da linha para smartphones Android rodando o sistema KitKat 4.4. O Google anunciou que deixará de dar suporte pelo Google Play Services a celulares com essa versão do Android.

A mensagem veio do Android Developers Blog, onde foi revelado que os níveis de API 19 e 20 não receberão versões de APK além da 23.30.99, a partir de agosto de 2023.

O que isso significa?

Isso significa que dispositivos com o KitKat não receberão a versão mais recente da Play Store, o que essencialmente impedirá que os usuários atualizem aplicativos e seus dispositivos ficarão gradualmente inutilizáveis.

O Android KitKat introduziu atualizações que ainda são válidas hoje, mais de dez anos após o lançamento do sistema operacional. O sistema trouxe melhorias no desempenho do dispositivo com recursos limitados e abriu caminho para o que hoje conhecemos como Android GO – uma iteração apropriada do sistema operacional para smartphones de baixa potência.

O KitKat foi o primeiro Android que permitiu aos usuários escolherem sua própria interface, introduziu reprodução de vídeo em tela cheia, elementos da interface do usuário ficaram transparentes pela primeira vez e houve finalmente suporte nativo para o emissor infravermelho (IR blaster).

Também vimos a funcionalidade NFC ganhar tração, e é essa tecnologia hoje que nos permite pagar com nossos smartphones, iniciar nossos carros e desbloquear nossas casas.

Atualmente, os dispositivos ativos com o Android KitKat 4.4 representam menos de 1% do total de dispositivos móveis, tornando compreensível essa decisão do Google, embora estejamos bastante emocionados e nostálgicos ao ver o fim de uma das nossas versões favoritas do Android.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ