Claro, TIM e Vivo obrigadas a baixarem preços

Novas mudanças da Anatel obrigam operadoras como Claro, Tim e Vivo a baixarem os preços de seus planos
Avatar de Nalbert Gomes
21/09/2022 às 09:36 | Atualizado há 2 anos
redução operadoras

Uma nova ofensiva contra as operadoras de telecomunicações, está sendo feita pela Anatel. A própria reguladora está criando medidas cautelares, que obrigam as empresas a repassarem integralmente os descontos gerados pela redução do ICMS. Essas medidas afetam operadoras como Claro, TIM e Vivo.

Claro, TIM, VIVO, Oi e mais terão de abaixar preços

Mudanças são cobradas de operadoras
Mudanças são cobradas de operadoras (Imagem: Claro)

A nova cautelar, está sendo publicada no Diário Oficial da União. Segundo o conselheiro Emmanoel Campelo, o texto foi criado após diversas reclamações na Anatel de consumidores que não receberam desconto no plano após a redução de impostos.

Lembrando que a lei complementar que determina a redução do ICMS foi sancionada em junho de 2022. A alíquota máxima que os estados podem cobrar dos serviços essenciais é de 18%, enquanto anteriormente a taxa para telecomunicações podia ultrapassar a marca dos 30%, dependendo da unidade federativa.

Nessa nova cautelar, as operadoras ficam obrigadas a repassar a diferença dessa alíquota para os clientes, tudo isso no prazo máximo de 15 dias depois da publicação. A única exceção a regra é para provedores optantes do Simples Nacional. Esses já possuem carga tributária reduzida e não foram afetados.

De acordo com o superintendente da Anatel, Abraão Balbino, as operadoras também são obrigadas a fazer os repasses retroativos desde quando passaram a usufruir da redução de ICMS. O cliente deve comparar as faturas atuais com as antigas para verificar quais os valores.

As operadoras já haviam anunciado repasse de ICMS aos clientes, com prazos diferentes. O conselheiro ainda afirma que muitas empresas anunciaram a redução de forma não-homogênea e não-transparente, algo que deve ser corrigido com a nova cautelar.

Com todas essas mudanças, algumas operadoras tentaram compensar o repasse do ICMS com pacotes extras no plano, como mais internet ou novos serviços de valor adicionado. Para a Anatel, isso não é permitido e pode se tratar de um reajuste irregular na mensalidade:

“O não-repasse do ICMS ao consumidor pode ser considerado um reajuste por vias transversas, de forma ilegal e irregular, e isso também deve ser apurado. Oferecer serviços extras para não repassar o reajuste é um ‘jeitinho’ para descumprir a legislação.” Disse o próprio conselheiro da Anatel.

Claro, TIM, Vivo são obrigadas a fazer mudanças
Claro, TIM, Vivo são obrigadas a fazer mudanças (Imagem: Anatel)

Algumas operadoras utilizaram essa manobra para evitar repasses. Um dos exemplos é a TIM, que anunciou 1 GB extra na franquia mínima do pré-pago, mas prometeu repasses em dinheiro aos usuários do controle ou pós-pago.

“Não é razoável que apenas o setor de telecomunicações procure subterfúgios para não cumprir o que está determinado da lei. Essa história de compensar com outros serviços, pacotes adicionais de internet ou o que vêm na criatividade das empresas não pode ser tolerada de jeito nenhum.” Disse ainda o próprio conselheiro Emmanoel Campelo.

Agora diga para nós, o que achou das mudanças que estão chegando nas operadoras? Você foi afetado por essas reduções? Diga para nós nos comentários abaixo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ