A TeamGroup revelou um novo SSD nível consumidor comum que oferece capacidade normalmente esperada de uma unidade para computadores especiais. O SSD QX da equipe pode armazenar até 15,3 TB de dados e é voltado para usuários que precisam armazenar muitos arquivos localmente.
O SSD QX 15.3TB do TeamGroup vem em um formato de 2,5 polegadas / 7mm e, portanto, pode caber em qualquer laptop atual, algo que discos rígidos de mesma capacidade simplesmente não podem fazer.
Como outros SSDs de 2,5 polegadas, o SSD QX do Team Group apresenta uma interface SATA de 6 Gbps com níveis de desempenho aplicáveis. O fabricante afirma uma velocidade de leitura sequencial de até 560 MB / s, bem como uma velocidade de gravação sequencial de até 480 MB / s quando o cache pseudo-SLC é usado, que está em linha com os SSDs SATA convencionais.
Capacidade extrema
A TeamGroup diz que usa memória 3D QLC NAND para a unidade, mas não divulga qual controlador está sendo usado para seu SSD QX 15.3TB. A única coisa que sabemos sobre o controlador neste ponto é que ele oferece suporte ao cache de pSLC e possui um buffer de cache DRAM.
Os SSDs QX do TeamGroup são cobertos por uma garantia de três anos e são avaliados para até 2560 terabytes de gravação (TBW), o que representa cerca de 0,15 gravações de unidade por dia (DWPD). A classificação DWPD da unidade é menor do que a de SSDs típicos para consumidores, mas como estamos lidando com uma unidade de alta capacidade, tal classificação baixa pode ser justificada no ambiente do consumidor.
Leia também:
Além de sua capacidade extraordinária (pelo menos para consumidores), o SSD QX 15.3TB do TeamGroup também tem um preço surpreendente de $ 3.990. Isso é significativamente maior quando comparado aos drives SATA concorrentes que transportam 16 TB de 3D QLC NAND.
O QX do Team Group obviamente tem um ponto de venda único: um formato de 2,5 polegadas / 7 mm e compatibilidade com laptops e desktops ultracompactos. Mas este USP pode ser superestimado. Enquanto isso, os SSDs QX do TeamGroup serão feitos apenas por pedido, então seu preço final dependerá de fatores como volumes e preços das memórias NAND atuais.
Fonte: TeamGroup