AMD Ryzen 5000: lançamento, especificações e etc

Avatar de Redação
28/09/2020 às 11:53 | Atualizado há 4 anos
A successor to the Ryzen 4000 series looks to be coming soon. Image: AMD

Como os dois grandes rebatedores em espaço para processadores de laptops, a Intel e a AMD trocam golpes regularmente.

Com a primeira lançando recentemente seus novos chips ‘Tiger Lake’ de 11ª geração, a pressão está sobre a AMD para responder. A série Ryzen 4000 da empresa foi extremamente bem recebida em 2020, por isso as expectativas são altas para seu sucessor.

Aqui está tudo o que sabemos até agora.

Data de lançamento do AMD Ryzen 5000 Series

Como você verá abaixo, já existem muitos rumores sobre a série 5000 Ryzen. Isso normalmente apontaria para uma revelação iminente, mas resta saber se a AMD manterá um ciclo de atualização consistente.

A série Ryzen 4000 foi apresentada na CES 2020, antes de entrar em uma ampla gama de dispositivos nos meses seguintes. Esse parece o cenário mais provável, o que significaria um lançamento em janeiro no CES 2021 virtual.

No entanto, nada foi confirmado ainda.

Preço AMD Ryzen 5000 Series

Tal como acontece com a Intel Tiger Lake, não espere que os chips da série 5000 estejam disponíveis para compra. Eles são projetados para serem usados ​​em laptops de consumo diário, portanto, o preço que você pagará é pelo dispositivo em sua totalidade.

No entanto, o nível do processador costuma ser um indicador importante de quanto o dispositivo custará. Espere que a AMD continue com os três que vimos na série Ryzen 4000:

  • Ryzen 3 – navegação básica, streaming e criação de conteúdo
  • Ryzen 5 – sólido para produtividade e entretenimento
  • Ryzen 7 – desempenho de ponta, incluindo tarefas exigentes
  • Ryzen 9 – desempenho de elite em jogos e criação de conteúdo

Muitas vezes você pode comprar um laptop Ryzen 3 por apenas £ 200, enquanto um dispositivo Ryzen 9 pode custar mais de £ 2.000. Esperávamos que essas quatro camadas se confrontassem com os equivalentes da Intel (i3, i5, i7, i9) mais uma vez.

Dispositivos AMD Ryzen série 5000

Com processadores de laptop embutidos, o lançamento dos próprios chips é muito menos emocionante do que os dispositivos nos quais eles rodarão.

Embora não possamos ter certeza, os laptops que atualmente usam a série 4000 fornecem um bom indicador sobre os tipos de dispositivos esperados.

O Acer Swift 3, HP Envy x360 e até mesmo o Surface Laptop 3 da Microsoft, todos atualmente têm opções para processadores AMD. É uma escolha popular para laptops de jogos, como o Asus ROG Zephyrus G14 e o Asus TUF Gaming A15 também apresentando chipsets Ryzen 4000.

Embora possa não ter uma seleção tão ampla quanto a Intel, você certamente não está comprometendo a qualidade dos dispositivos ao optar pela AMD. Na verdade, muitos fabricantes oferecem atualmente opções para chips Intel e AMD em seus dispositivos, e não esperamos que isso mude em 2021.

Notícias sobre especificações AMD Ryzen série 5000

Os principais vazamentos em torno da série Ryzen 5000 até agora dizem respeito a um novo APU de baixo consumo de codinome ‘Van Gogh’. A Phoronix encontrou as informações de uma atualização recente do Linux, que também revelou que viria com memória DDR5 e o novo Navi 2 gráfico integrado da AMD.

Este último substituiria os gráficos Radeon encontrados atualmente ao lado da série 400 e confirmou o que o vazador Patrick Schur já tuitou:

Vale a pena esclarecer aqui que a próxima série Ryzen 5000 é voltada especificamente para laptops. Isso significa que se espera que use a arquitetura Zen 2 da AMD, com o próximo Zen 3 reservado para PCs desktop no lançamento. Embora o primeiro tenha sido lançado em agosto de 2019, a AMD tende a esperar mais de dois anos antes de mudar a arquitetura do laptop.

Atualizaremos este artigo assim que soubermos mais sobre a série 5000 Ryzen. Enquanto isso, verifique seu principal concorrente no Tiger Lake da Intel.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ