Data de lançamento, preço e especificações do AMD Radeon RX 6000 Series

Avatar de Redação
22/09/2020 às 12:55 | Atualizado há 4 anos
amd radeon rx 6000 series news

A tão esperada série Radeon RX 6000 inspirada em RDNA 2 da AMD será oficialmente revelada em 28 de outubro, após meses de especulação e vazamentos sobre a gama de placas de vídeo de próxima geração e a recente revelação da série RTX 3000 da Nvidia. Após o sucesso das GPUs AMD Navi de gama média, os jogadores estão ansiosos pela próxima série de GPUs ‘Big Navi’, e vazamentos sugerem que será algo para se prestar atenção.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o lançamento da série AMD Radeon RX 6000, apelidada de Big Navi, incluindo o anúncio confirmado, rumores de preços e vazamentos de especificações também.

Data de lançamento da AMD Radeon RX 6000 Series

Há rumores sobre o Big Navi da AMD desde o final de 2018, mas o rumor de pré-lançamento mais confiável sugeria que veríamos Big Navi revelado na Computex, mas como todos sabemos agora, grandes feiras como a Computex foram canceladas em 2020 em meio restrições ao coronavírus em todo o mundo. Então, quando devemos ver o AMD Radeon RX 6000 Series aparecer?

Logo após o anúncio da Nvidia RTX 3080 no início de setembro, a AMD provocou o lançamento não apenas de seu processador Zen 3 para desktop, mas também do ansiosamente antecipado AMD Radeon RX 6000 Series. Conforme confirmado pela empresa, veremos as placas gráficas Big Navi pouco antes do Halloween, em 28 de outubro de 2020.

Isso é apenas algumas semanas antes do lançamento do Xbox Series X e PS5, ambos ostentando GPUs AMD personalizadas baseadas na arquitetura gráfica RDNA 2 que está por vir.

Preço da série AMD Radeon RX 6000

De um modo geral, a AMD tende a diminuir empresas como a Nvidia quando se trata de ofertas de produtos, mas provavelmente não será o caso com a linha Big Navi. Sim, também estamos destruídos.

É claro que não está definido em pedra neste ponto, mas podemos ter uma boa idéia de preços olhando para Radeon VII da AMD. A GPU topo de linha ofereceu desempenho comparável ao GeForce RTX 2080 da Nvidia, e o preço refletiu isso nos EUA, custando $ 679 (cerca de £ 540) em comparação com os £ 649 / $ 699 da Nvidia, embora tenha uma melhor relação custo-benefício para nós em o Reino Unido. Não é muito comum dizermos isso hoje em dia, não é?

O RTX 3080 da Nvidia custa £ 649 / $ 699, e se a série RX 6000 for tão capaz quanto a AMD está sugerindo, esperamos que custe uma quantia semelhante à opção da Nvidia.

O RX 5700 XT parece bom, mas o RX 6000 terá uma aparência ainda melhor

Recursos e rumores de especificações da série AMD Radeon RX 6000

Como qualquer grande lançamento de produto, existem muitos rumores circulando online, mas vamos apenas abordar aqueles que provavelmente terão algum peso.

O principal destaque da próxima GPU AMD é o desempenho de 4K, como já foi confirmado pela própria AMD. Durante o dia financeiro da AMD, a AMD dobrou o desempenho da gama de GPUs com RDNA 2, alegando que a série RX 6000 top-of-stack forneceria “jogos 4K inflexíveis” junto com ray-tracing baseado em hardware e sombreamento de taxa variável , dois recursos já presentes nas GPUs RTX da Nvidia.

É importante prestar atenção ao foco na GPU top-of-stack, já que rumores sugerem que será apenas a placa de vídeo topo de linha com tecnologia de ray-tracing, com as opções low-end / mainstream simplesmente não oferecendo o capacidade de oferecer raytracing em nível de hardware a uma taxa de quadros competitiva. Considerando o enorme salto no desempenho do Nvidia 2080Ti para o 3080, com até mesmo o 3070 oferecendo uma jogabilidade sólida de traçado de raio 4K, isso não parece muito atraente.

Raytracing à parte, há rumores de que a principal GPU da série RX 6000 apresentará um aumento de 80 unidades de computação, e um boato separado sugere que não uma, mas duas da gama terão mais VRAM do que RTX 3080 da Nvidia.

O boato apareceu no Twitter, com o usuário @_rogame reivindicando que o Navi22 (que presumimos ser o carro-chefe da série RX 6000) oferecerá 16 GB de VRAM, enquanto um SKU um pouco menos potente denominado Navi21 oferecerá 12 GB de VRAM reduzido, mas ainda poderoso. Vale ressaltar que, se for verdade, não haverá concorrente direto do monstruoso RTX 3090, com seus 24GB de VRAM.

Independentemente das especificações de VRAM, é muita tecnologia para manter a calma, e os atuais coolers em estilo soprador não serão suficientes – até mesmo a Nvidia mudou para designs de ventilador duplo mais eficientes com a transição de Pascal para Turing – e AMD VP Scott Herkelman confirmou no Reddit que a próxima GPU tem que fazer a mesma coisa.

Então, no início de setembro, a AMD compartilhou o primeiro olhar para a nova série RX 6000, completa com uma nova configuração de ventilador triplo conforme provado. Se isso não bastasse, há até um modelo enorme disponível na Creative Island da Radeon em Fortnite para que todos possam inspecionar de perto (código 8651-9841-1639 se você estiver interessado).

Também há rumores sugerindo que o alcance do RX 6000 poderia ser cerca de 30 por cento mais rápido do que o RTX 2080Ti, o que era empolgante antes de a Nvidia anunciar a série RTX 3000 com ganhos de desempenho incríveis em comparação com o 2080Ti, mas agora parece que isso terá que ser o aumento mínimo de desempenho para que a AMD se mantenha competitiva no mercado de GPU.

Claro, tudo isso é especulação completa e ainda não sabemos ao certo o que a AMD planejou para o lançamento da série RX 6000, mas com a revelação de outubro se aproximando rapidamente, é provável que veremos detalhes mais reveladores aparecerem como as semanas passam.

Para saber as novidades sobre os próximos processadores da AMD, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o Zen 3.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ