Defesa Civil usará WhatsApp para emitir alertas de desastres naturais

O governo federal deve utilizar o WhatsApp nos próximos dias para alertar a população sobre desastres naturais de sua região!
Avatar de Bruno Rodrigues
30/06/2022 às 12:11 | Atualizado há 2 anos
Defesa Civil deve usar o WhatsApp para emitir alertas de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional decidiu nesta quarta-feita (29) que agora a Defesa Civil passará a usar o WhatsApp para emitir alerta sobre os desastres naturais que estão ocorrendo em sua região. A decisão levará a empresa de atendimento Robbu a desenvolver um sistema de alertas no aplicativo de mensagens instantâneas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defesa Civil usará o WhatsApp para emitir alerta de desastres

A parceria realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional, Robbu e o aplicativo de mensagens instantâneas do WhatsApp, entraram em um acordo para a utilização do aplicativo na emissão de alerta de desastres que podem e estão ocorrendo na região. O Governo Federal informa que o serviço deve ficar disponível dentre 60 dias para todas que estão cadastrados no sistema.

O cidadão que tiver interesse em se cadastrar no sistema de alerta de desastres do WhatsApp, devem adicionar o número +55 (61) 2034-4611 em seus dispositivos móveis e enviar uma mensagem para ser cadastrado no serviço ainda em desenvolvimento. Todo o cadastro do novo usuário será realizado por um chatbot, facilitando o cadastramento de uma grande fila de novos usuários.

Defesa Civil - Defesa Civil deve usar o WhatsApp para emitir alertas de desastres naturais
Imagem/reprodução: Ministério do Desenvolvimento Regional

Durante o cadastro, o sistema identificará a região do usuário para emitir alertas que sejam relevantes a sua região de cadastro. Além disso, o usuário receberá dicas para s proteger e mais informações sobre o ocorrido, todas as atualizações sobre o evento serão realizadas através do próprio portal de mensagens.

Robbu - Defesa Civil deve usar o WhatsApp para emitir alertas de desastres naturais
Imagem/reprodução: Robbu

A Robbu é uma empresa brasileira que será responsável pelo desenvolvimento do bot, sendo a mesma que viabilizará a comunicação humano-máquina. Todas as informações sobre os desastres naturais da região, devem ser informadas inteiramente pelos municípios e estados que o usuário tiver se cadastrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, comentou sobre a nova pareceria do governo federal e o aplicativo: “O aplicativo já é utilizado com frequência por grupos e comunidades próximas da Defesa Civil para coordenação e aviso. O que faremos agora é elevar esse uso do WhatsApp para um outro patamar, através de uma conta verificada que dá segurança às pessoas de que estão falando com a Defesa Civil”.

O novo serviço deve fazer parte das outras opções disponíveis do governo federal, como o SMS, Telegram, TV por assinatura e o Google, todos eles responsáveis atualmente para informar os usuários sobre possíveis desastres naturais e outras informações de como se proteger.

Todos os meios de comunicação da Defesa Civil sobre desastres atualmente:

  • SMS — O serviço é o mais antigo dentro os listados aqui, apenas sendo necessário enviar uma mensagem com o CEP da sua residência para o número 40199. Após isso, você receberá todas as informações direto do seu dispositivo.
  • Telegram — Os interessados em utilizar o mecanismo no Telegram, devem acessar o site Telegram: Contact @defesacivilbrbot e cadastrar a região onde ele reside para saber em tempo real como anda os alertas da sua cidade.
  • TV por assinatura —  Os canais de transmissão que você tem acesso a sua TV, devem apresentar uma mensagem na programação, ou interrompendo a mesma, para informar sobre desastres iminentes.
  • Google — Uma das parcerias mais recente do governo federal incluiu o Google como meio de comunicação com os cidadãos, informando toda e qualquer notícia através de palavras-chave e até mesmo em pesquisa utilizando o Google Maps.

Gostou da notícia? Compartilhe conosco na seção de comentários a sua opinião referente ao assunto.

Acesse os links recomendados no começo desse artigo para saber mais notícias e dicas do WhatsApp, preparadas especialmente para você.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.