Descubra o padrão internacional do pisca-alerta dos carros

A ONU estabelece um padrão para o ritmo do pisca-alerta dos carros. Saiba como isso afeta sua segurança no trânsito.
Atualizado há 17 horas atrás
Descubra o padrão internacional do pisca-alerta dos carros
ONU padroniza ritmo do pisca-alerta, melhorando a segurança no trânsito. (Imagem/Reprodução: Super)
Resumo da notícia
    • A ONU determina que o pisca-alerta dos carros deve piscar a uma taxa de 90 vezes por minuto, com tolerância de 30 BPM.
    • Essa padronização visa garantir maior segurança e reconhecimento em situações de emergência no trânsito.
    • Você pode sincronizar o ritmo do pisca-alerta com músicas que tenham 90 BPM, tornando momentos de parada mais divertidos.
    • Essa norma faz parte de um acordo internacional desde 1958, atualizado em 1995 para incluir a cor âmbar nas setas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É verdade que existe um padrão no ritmo do pisca-alerta dos carros? A resposta é sim! A Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece uma norma para garantir que essa importante função de segurança seja uniforme em todos os veículos. Essa regulamentação visa padronizar a frequência com que as luzes de emergência piscam, promovendo maior clareza e reconhecimento em situações de alerta.

Mas qual é exatamente esse padrão? E como ele surgiu? Vamos mergulhar nos detalhes dessa curiosidade automotiva e descobrir o que a ONU tem a ver com isso.

A норmа da ONU para o Ritmo do Pisca-Alerta

A ONU determina que as luzes do pisca-alerta devem acender e apagar a uma taxa de 90 vezes por minuto (BPM), com uma tolerância de 30 BPM para mais ou para menos. Isso significa que a frequência pode variar entre 60 e 120 BPM. Essa margem permite uma certa flexibilidade na fabricação dos veículos, garantindo que diferentes modelos e marcas cumpram a норmа.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa норmа faz parte de um acordo internacional firmado em 1958, com o objetivo de uniformizar a produção de carros em relação a diversos aspectos de segurança. Uma versão atualizada desse documento, datada de 1995, também exige o uso da cor âmbar para as luzes indicadoras de direção, que conhecemos como “seta”.

A História do Pisca-Alerta

O pisca-alerta surgiu em 1951, mas inicialmente era um acessório opcional para os carros. Somente no final da década de 1960, as regulamentações ao redor do mundo começaram a exigir que essa luz de emergência fosse instalada em todos os veículos. Essa medida visava aumentar a segurança nas estradas, permitindo que os motoristas sinalizassem situações de emergência de forma clara e eficaz.

Leia também:

Se você precisar parar o carro e quiser uma música para combinar com o ritmo do pisca-alerta (considerando o valor padrão de 90 batidas por minuto), algumas opções são: All the Things She Said, da dupla russa t.A.T.u., They Don’t Care About Us do Michael Jackson, Fat Bottomed Girls do Queen ou Lonely, do Akon.

Curiosidades e Músicas no Ritmo Certo

Já pensou em sincronizar o ritmo do seu pisca-alerta com uma música? Se o seu carro estiver seguindo o padrão de 90 BPM, você pode criar uma playlist divertida para momentos de emergência. A норmа da ONU, além de garantir a segurança, pode render boas risadas e momentos musicais inusitados.

E aí, qual música você escolheria para acompanhar o ritmo do pisca-alerta do seu carro?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.