O site francês DxOMark publiou hoje sua análise do Huawei Mate 30 Pro 5G. Um dispositivo muito semelhante ao Mate 30 Pro, já analisado anteriomente e que já era o mais bem colocado da lista, mas empatado com o Xiaomi MI Note 10. De fato, a única diferença entre os dois aparelhos é a tecnologia litográfica usada em seus SoCs: 7nm no Kirin 990 e 7nm + EUV para o Kirin 990 5G; o último também vem com um modem 5G embutido, é claro.
DxOMark: Huawei Mate 30 Pro 5G é o novo rei da câmera
Dito isto, como podemos ver na imagem que representa a pontuação, a versão 5G do telefone se saiu melhor que o antecessor; provavelmente devido à melhor otimização do software da câmera. Tornando-o o melhor celular com câmera no ranking, com uma pontuação final de 123.
De qualquer forma, vamos à análise da câmera, começando pelas fotos. Aqui, o Huawei Mate 30 Pro 5G mostrou altos níveis de detalhes e exposição precisa ao alvo na maioria das condições testadas. O smartphone também capturou cores agradáveis ao fotografar ao ar livre e com pouco ruído.
- Mate 70 inicia reservas com 1.8 milhão de entradas registradas
- Huawei Mate 70 reservas superam 1 milhão e modelo Pro esgota
- Huawei BE 3: Roteador Wi-Fi 7 com ótimo custo-benefício
No modo bokeh, teve uma estimativa precisa da profundidade e uma boa faixa dinâmica. Enquanto isso, nas fotos ampliadas, mantinha bons detalhes de perto a médio alcance.
Passando para os contras. O carro-chefe da Huawei teve alguns recortes de destaque sob luz brilhante e sombreamento de cores ocasional em condições internas. As cores não possuíam saturação no modo bokeh em alguns casos e o smartphone não se comportou muito bem na exposição e no balanço de brancos quando o flash LED estava envolvido.
Todos os fatores acima deram ao telefone Huawei uma pontuação de 134 no que diz respeito às fotos.
Nos vídeos, o smartphone obteve uma pontuação de 102, que ainda é a mais alta da plataforma. O Mate 30 Pro 5G alcançou a pontuação mostrando boa renderização de detalhes na maioria das condições e exposição precisa ao alvo. Também aqui o ruído era bem controlado, tinha boas cores ao ar livre e em ambientes fechados e estabilização eficaz. Finalmente, o foco automático foi rápido, preciso e reproduzível.
Quanto aos negativos, o aparelho apresentava algum ruído temporal na maioria das condições e algumas instabilidades ocasionais de cores.
Então, mais uma vez, o Huawei Mate 30 Pro 5G é o novo líder do sistema de classificação do DxOMark. Não que ele nunca tenha perdido a coroa, pois o Mate 30 Pro ainda está em segundo lugar, junto com o Xiaomi Mi CC9 Pro.
Você pode aprender mais sobre aspectos específicos da revisão no DxOMark‘s website oficial.